Anahp avalia caminhos para incluir hospitais no Programa OEA

Data: 30/04/2024 Publicado em: ANAHP

Na semana passada, a Anahp esteve reunida com a Quinta Diretoria da Anvisa para tratar da RDC 845, que dispõe sobre o programa de certificação da Agência no módulo complementar do Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), da Receita Federal. O objetivo foi debater possíveis caminhos para enquadrar os hospitais no programa que, ao qualificar fornecedores, visa a dar mais celeridade nos processos de importação de produtos – o que se dá por meio da redução do prazo de liberação após a chegada no Brasil.

Mas, além de ir em busca desse benefício em si, a preocupação do setor hospitalar é que, não podendo fazer parte do programa, os hospitais acabem prejudicados no processo. “Se as empresas elegíveis já começarem a ter acesso ao benefício e nós não tivermos a oportunidade de também buscar conformidade para fazer parte, nossos processos de liberação acabarão sempre por último”, explica Leonisa Obrusnik, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Relacionamento com Fornecedores da Anahp e diretora de Suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Segundo a diretora, a questão é que o programa tem exigido documentos que os hospitais, por sua natureza, não possuem. Um deles é o registro do produto que quem detém são os importadores; e o outro é o AFE – Autorização de Funcionamento, da Anvisa. “Essa é uma autorização que não é exigida pela Agência aos hospitais porque, no nosso caso, a autorização é por setor e não do hospital como um todo”, esclarece.

O pleito da Anahp é, então, que os documentos que os hospitais já possuem passem a ser elegíveis para o Programa OEA. Mas, além da tratativa com a Anvisa – da qual é esperado agora um posicionamento sobre o assunto –, é possível também buscar caminhos via Receita Federal. O próximo passo da Associação é avaliar, por meio do GT Relacionamento com Fornecedores, o que está sendo exigido e quais possíveis documentos, dentre os que os hospitais já possuem, podem servir para o programa. “Esse é um trabalho que precisamos fazer em conjunto”, finaliza Leonisa.


Veja também

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store