SAÚDE PREVENTIVA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER! | LEVE TALKS

Metade do ano já se foi… Quais são os próximos planos para a sua saúde? Confira o nosso próximo Leve Talks com o tema: “Saúde Preventiva: O que você precisa saber!”

Time de especialistas:

  • Dr. José Roberto Hilsdorf, Diretor Clínico da Unidade Campo Belo;
  • Marcio Marega, Fisioterapeuta e Profissional de Educação Física;
  • Priscilla Brandi Gomes Godoy, Psicóloga e Neuropsicóloga.

CONHEÇA OS NOSSOS CENTROS ESPECIALIZADOS

CLIQUE AQUI

Autocuidado e análise ergonômica reduz em 42% afastamentos de colaboradores em decorrência de cirurgias osteomusculares nos colaboradores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Lombalgias e hérnias de discos correspondem à 4ª causa de afastamento previdenciário na Instituição

São Paulo, 12 de março de 2024 – Dados recentes do Ministério da Previdência Social apontam que, em 2023, cerca de 51,5 mil trabalhadores tiveram acesso aos benefícios por incapacidade temporária pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A principal causa destes afastamentos foram os diagnósticos de hérnias de disco (desgaste dos discos intervertebrais que provoca o deslocamento do núcleo gelatinoso do disco vertebral, causando a compressão das raízes nervosas que emergem da coluna). Na contramão dos dados oficiais, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz lombalgias e hérnias de discos ocupam a quarta causa de afastamento previdenciário entre os colaboradores. O número de procedimentos cirúrgicos em coluna sofreu redução de 42% no ano passado se comparado às cirurgias do tipo realizadas em colaboradores no ano de 2022.

Os dados refletem o conjunto de ações estratégicas da diretoria de Gente & Gestão feitas pelo CASSC (Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Colaborador) e o Saúde Integral (atenção primária da Instituição) para a promoção da saúde populacional dos colaborares assistenciais e administrativos do Hospital.

Além da prevenção de doenças osteomusculares e do incentivo à prática regular de exercícios físicos, também é realizada a análise ergonômica das atividades laborativas e dos postos de trabalho. O Hospital conta com equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho, assistente social e fisioterapeuta, que atuam in loco na orientação de como os profissionais podem melhorar suas funções rotineiras, para evitar danos à saúde osteomuscular e propõe, quando necessárias, adequações nas instalações dos postos de trabalho, para garantir maior proteção ao trabalhador.

“Nas áreas assistenciais, por exemplo, a ergonomista acompanha os profissionais do time de enfermagem nas rotinas com os pacientes, para identificar movimentos que o trabalhador faz e que podem prejudicar sua coluna”, explica o Dr. José Domingos Neto, coordenador médico do CASSC.

De acordo com ele, os resultados alcançados pelo Hospital são reflexo do trabalho conjunto e da promoção do diálogo com gestores e colaboradores para a implantação de melhorias na atividade do profissional e no posto de trabalho que tragam conforto e proteção à saúde do colaborador.

Identificação precoce dos casos
A identificação precoce associada à gestão adequada dos casos e o direcionamento do cuidado para médicos especialistas são essenciais para garantir a saúde do colaborador e para minimizar os afastamentos. Segundo o Dr. José Domingos, o tempo de afastamento do colaborar que precisa se ausentar para fazer cirurgias para a correção de hérnias de disco variam de 30 até 120 dias. “Tão importante quanto evitar que os diagnósticos evoluam para procedimentos cirúrgicos é a atenção ao retorno do colaborador às atividades laborais após as cirurgias. O trabalho da ergonomista é fundamental também neste momento para propor melhorias nas rotinas de cada função e no posto de trabalho”, diz o médico.

O Hospital também faz um mapeamento constante das áreas de alta complexidade, que são setores que concentram pacientes que necessitam de cuidados mais intensos por parte das equipes assistenciais. Geralmente são locais onde há pacientes mais idosos, com mobilidade reduzida ou que se recuperam de cirurgias complexas. Nestes locais, a atuação da ergonomista precisa ser intensificado para que o desempenho da atividade profissional seja feito adequadamente sem prejudicar a saúde do colaborador.

Substituição de equipamentos
O olhar especializado à ergonomia das atividades dentro do ambiente hospitalar também contempla melhorias nas instalações e aquisição de equipamentos com maior ergonomia, visando menos desgaste dos colaboradores. “Medidas simples como a substituição de equipamentos usados na rotina de alguns setores foram feitas após a recomendação dos especialistas em saúde populacional e trouxeram ganhos de produtividade e principalmente de bem-estar aos colaboradores”, afirma o especialista.

Exercícios físicos beneficiam pacientes em tratamento oncológico e em pós-operatório de cirurgia bariátrica

Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece estrutura completa e prática supervisionada para auxiliar na reabilitação da saúde.

Os benefícios de exercícios físicos para prevenção de diversas doenças já são comprovados e amplamente divulgados. Recentemente, a discussão estimulada por novas pesquisas tem mudado de foco, mostrando os benefícios de exercícios para pessoas em tratamento ou em recuperação. Partindo dessa premissa, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança o Programa Estímulo, que tem como objetivo oferecer exercícios de suporte ao tratamento e melhora da qualidade de vida.

Os pacientes têm à disposição uma estrutura moderna e completa na Unidade Campo Belo, além de equipe especializada para acompanhar e orientar adequadamente, de acordo com as necessidades individuais. “O foco está, inicialmente, em pacientes em tratamento oncológico e em pós-operatório de cirurgia bariátrica”, explica Dr. Rodrigo Bornhausen Demarch, coordenador do Programa. Os exercícios ajudam a manter o condicionamento cardiorrespiratório, a força e a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal. Eles evitam a propensão a doenças cardiovasculares e a redução de massa óssea, que pode levar à perda da independência funcional, risco de quedas e fraturas.

“No caso de diagnóstico de câncer, o que se tem visto nas pesquisas é que pessoas que se tornam fisicamente ativas estão lidando melhor com o tratamento e reduzindo o risco de morte e de recorrência da doença”, complementa Dr. Rodrigo. Antes, os pacientes eram orientados a descansarem e economizarem energia. Porém, com os avanços das investigações, existe uma compreensão de como a atividade física pode aliviar muitos efeitos colaterais do tratamento do câncer.

Para quem se recupera de cirurgia bariátrica, o papel principal está no recondicionamento físico e na manutenção do peso saudável no longo prazo. Os exercícios representam um estímulo para mudar o estilo de vida, contribuindo no ganho de massa magra (músculos), na melhora do controle da hipertensão arterial e do diabetes, do sistema imunológico e do humor.

Os participantes passam por avaliações médica, física e nutricional. O Programa Estímulo dura cerca de 16 semanas e respeita a fase de adaptação de cada paciente, priorizando o conforto e a segurança.

TERAPIAS INTEGRATIVAS

Você sabia que nos últimos anos, a procura por terapias integrativas e complementares aumentou aproximadamente 50% no Sistema Único de Saúde. Elas são um complemento ao tratamento que, por meio de recursos terapêuticos, proporcionam mais benefícios e bem-estar.

O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e afinal o que elas são e quais benefícios podem nos proporcionar? No episódio desta semana, a fisioterapeuta Andréa Sala responde a essas e outras dúvidas sobre Terapias Integrativas.

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA A SAÚDE CEREBRAL

Você provavelmente já ouviu falar que a prática de atividade física promove diversos benefícios para o corpo e a mente. Mas seu papel vai muito além: exercícios físicos também são essenciais para a saúde do nosso cérebro. Eles podem prevenir o surgimento de doenças neurológicas, como a Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e diversas outras demências, que envolvem perda da memória e das habilidades cognitivas. No episódio desta semana, a Dra. Cynthia Bedeschi, fisioterapeuta neurofuncional do Núcleo da Memória na nossa Unidade Campo Belo, fala sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde cerebral e como eles podem ser a chave para envelhecermos bem. Dê o play e confira.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store