Exercícios físicos beneficiam pacientes em tratamento oncológico e em pós-operatório de cirurgia bariátrica

Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece estrutura completa e prática supervisionada para auxiliar na reabilitação da saúde.

Os benefícios de exercícios físicos para prevenção de diversas doenças já são comprovados e amplamente divulgados. Recentemente, a discussão estimulada por novas pesquisas tem mudado de foco, mostrando os benefícios de exercícios para pessoas em tratamento ou em recuperação. Partindo dessa premissa, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança o Programa Estímulo, que tem como objetivo oferecer exercícios de suporte ao tratamento e melhora da qualidade de vida.

Os pacientes têm à disposição uma estrutura moderna e completa na Unidade Campo Belo, além de equipe especializada para acompanhar e orientar adequadamente, de acordo com as necessidades individuais. “O foco está, inicialmente, em pacientes em tratamento oncológico e em pós-operatório de cirurgia bariátrica”, explica Dr. Rodrigo Bornhausen Demarch, coordenador do Programa. Os exercícios ajudam a manter o condicionamento cardiorrespiratório, a força e a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal. Eles evitam a propensão a doenças cardiovasculares e a redução de massa óssea, que pode levar à perda da independência funcional, risco de quedas e fraturas.

“No caso de diagnóstico de câncer, o que se tem visto nas pesquisas é que pessoas que se tornam fisicamente ativas estão lidando melhor com o tratamento e reduzindo o risco de morte e de recorrência da doença”, complementa Dr. Rodrigo. Antes, os pacientes eram orientados a descansarem e economizarem energia. Porém, com os avanços das investigações, existe uma compreensão de como a atividade física pode aliviar muitos efeitos colaterais do tratamento do câncer.

Para quem se recupera de cirurgia bariátrica, o papel principal está no recondicionamento físico e na manutenção do peso saudável no longo prazo. Os exercícios representam um estímulo para mudar o estilo de vida, contribuindo no ganho de massa magra (músculos), na melhora do controle da hipertensão arterial e do diabetes, do sistema imunológico e do humor.

Os participantes passam por avaliações médica, física e nutricional. O Programa Estímulo dura cerca de 16 semanas e respeita a fase de adaptação de cada paciente, priorizando o conforto e a segurança.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store