Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza tratamento inédito para hiperplasia prostática benigna

Procedimento pioneiro realizado no país reduz para 10% a chance de pacientes terem ejaculação retrógrada; em cirurgia convencional índice chega a 90%

São Paulo, 26 de junho de 2023 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é pioneiro no país a realizar o tratamento de hiperplasia benigna de próstata a técnica utilizando vapor de água (Rezum®). O método consiste na utilização da água, em forma de vapor, a mais de 100°C, para reduzir o tamanho da próstata. Este procedimento é indicado a pacientes com quadro de Hiperplasia Benigna da Próstata e diminui drasticamente as chances de ejaculação retrógrada, situação comum entre 80% e 90% dos homens submetidos às cirurgias convencionais para hiperplasia.

Por meio da nova tecnologia, já difundida nos Estados Unidos e agora aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser utilizada no Brasil, é introduzida uma câmera de vídeo pelo canal da urina do paciente, por onde é injetado diretamente na próstata, um vapor de água a mais de 100°C. Ao entrar em contato com o tecido prostático, cuja temperatura é de 36°C, provoca-se um equilíbrio térmico e o tamanho da próstata é reduzido em até 48%. O procedimento apresenta resultados duradouros, com taxa de reincidência de 4,4% em 5 anos, independente da faixa etária.

A hiperplasia da próstata é caracterizada pelo aumento da glândula com o envelhecimento masculino, e ocorre em todos os homens, a depender da idade somente. A partir da quarta década de vida muitos homens apresentam crescimento prostático, que evolui com o avanço da idade. Sendo que praticamente 100% dos homens terão, se atingirem os 90 anos, explica o coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Carlo Passerotti.

“Cerca de 20% dos homens a partir dos 50 anos tem o aumento do tecido que compromete o canal da uretra, dificultando ou impedindo a passagem da urina e o surgimento de infecções urinárias de repetição. Em condições normais, a próstata pesa 25 gramas, e aumentada, ela pode chegar até mais de quatro vezes esse tamanho”, diz.

As cirurgias endoscópicas convencionais, chamadas de raspagem (Ressecção Transuretral da Próstata – RTU) corrigem o problema da hiperplasia, mas em até 90% dos operados, o procedimento ocasiona ejaculação retrógrada, quando o esperma vai para a bexiga, ao invés de sair pela uretra, resultando na diminuição ou ausência de esperma durante o orgasmo. “A ejaculação retrógrada afeta significativamente a autoestima dos homens, que relacionam o fato da pouca ou nula ejaculação à impotência sexual. Com esse novo procedimento reduzimos para 10% os casos de ejaculação retrógrada”, explica o Dr. Passerotti.

Além de solucionar a hiperplasia e eliminar, quase que na totalidade dos casos a ejaculação retrógrada, a nova técnica também melhora importantes implicações ocasionadas pelo crescimento prostático benigno, a urgência urinária, o aumento da frequência, e em alguns casos, até a incontinência decorrente do aumento da próstata. Outro benefício do uso da tecnologia é que ela permite uma recuperação mais rápida do paciente. “O procedimento é seguro e extremamente rápido, sendo realizado em poucos minutos. Como o risco de sangramento é inferior a 1%, não há necessidade de internação, possibilitando dessa forma que o homem retome rapidamente às suas atividades rotineiras”, afirma o Dr. José Carlos Truzzi, Coordenador do Setor de Disfunções Miccionais do Centro de Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O especialista alerta ainda que nos dois primeiros meses após o procedimento, o paciente pode sentir algum desconforto e ardência ao urinar, mas que esses sintomas são transitórios e reversíveis.

Você sabe o que é hiperplasia prostática benigna? Sabe como tratá-la?

Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece tecnologia Green Laser para o tratamento para este tipo de problema.

A hiperplasia prostática benigna (HPB), ou o aumento benigno da próstata, atinge cerca de 25% da população masculina com mais de 50 anos. Após os 80 anos, a taxa de incidência pode chegar a 90%, segundo um estudo realizado no ambulatório de urologia do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Para tratar a doença, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza uma terapia conhecida como Green Laser. É um tratamento minimamente invasivo que combina a eficácia do procedimento cirúrgico tradicional, conhecido como ressecção transuretral da próstata (RTUP), com menos efeitos colaterais relacionados ao procedimento. É indicado para tratar casos de crescimento benigno da próstata, problema que atinge os homens e que piora a qualidade de vida do paciente.

“Este tratamento utiliza a energia do laser para remover tecido da próstata aumentada, resultando em um canal mais aberto para que o fluxo da urina passe livremente.” explica o Dr. Luciano Nesrallah, diretor do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O Green Laser é o procedimento mais avançado para o tratamento de Hiperplasia prostática benigna disponível no país, pois tem mostrado resultados tão eficientes quanto os métodos tradicionais, com vantagens em relação ao tempo de internação, menos dor e melhor recuperação pós-operatória. A fibra de laser é introduzida pela uretra, através de um instrumento acoplado a uma câmera de vídeo que permite a visualização do procedimento. O laser então é direcionado para o tecido prostático que vai sendo vaporizado pela ação da “luz verde”. Além disso, o Green Laser apresenta vantagens no procedimento, pois ao mesmo tempo em que vaporiza a próstata, ele realiza a cauterização dos vasos sanguíneos, evitando sangramento durante todo o procedimento.

Segundo o Dr. Luciano Nesrallah, entre os benefícios de se realizar o tratamento com o Green Laser estão o alívio rápido dos sintomas, baixo risco de disfunção sexual, melhora rápida do fluxo urinário, risco mínimo de transfusão de sangue e o retorno mais rápido às atividades diárias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o consumo de gorduras saturadas e zinco aumenta o risco de o paciente desenvolver uma HPB sintomática. Além disso, a questão pode ser hereditário: pai ou irmão com a hiperplasia aumenta em três vezes o risco de desenvolver o problema.

O especialista ressalta ainda a importância de fazer um check-up urológico a partir dos 40 anos. “A realização de exames preventivos com a ajuda de um especialista são fatores que ajudam a detectar o aparecimento da hiperplasia”, explica Nesrallah.

O diagnóstico é realizado por meio do teste de PSA (antígeno prostático específico), exame laboratorial que mede os níveis dessa substância e serve como um marcador biológico, e pelo exame físico da próstata, conhecido como “exame de toque retal”. “A prevenção é a melhor forma de detectar um câncer ou qualquer outra doença, por isso, é importante o homem deixar esta resistência ao procurar um tratamento urológico e priorizar sua saúde”, finaliza o médico.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde. Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

In Press Porter Novelli

Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518 – giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655 – carolina.motta@inpresspni.com.br.
Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323-1597 – alessandra.fragata@inpresspni.com.br.

Gerência de Marketing e Comunicação

Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store