Clínicas de diálise mantêm medidas adotadas na pandemia após vacinação

Pessoas que precisam realizar diálise geralmente têm comorbidades que afetam o sistema imunológico, como hipertensão e diabetes

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) – Mesmo com o alto índice de vacinação, clínicas de hemodiálise decidiram manter, em suas rotinas, protocolos adotados com a chegada da Covid. A intenção é proteger pacientes que, além de fazer terapia de substituição renal, podem ter alterações em outros sistemas do corpo.

Pessoas que precisam realizar diálise geralmente têm comorbidades que afetam o sistema imunológico, como hipertensão e diabetes. O tratamento é indicado quando há perda da função renal — quando o rim funciona com menos de 15% da sua capacidade.

Bruno Haddad, especializado em gestão de saúde pela Harvard Business School e presidente da rede DaVita Tratamento Renal, explica que os impactos das doenças renais não se restringem à função de filtragem do rim.

“Os problemas de saúde dos pacientes têm impacto no sistema endócrino, na produção de sangue, na capacidade de manutenção da massa muscular, na composição óssea e até na regulação térmica.”

Essas questões se somam ao comprometimento do sistema imune —debilitado em pacientes renais devido ao acúmulo de toxinas no organismo—, aumentando a possibilidade de infecções virais e bacterianas. Apesar dos riscos maiores, Américo Cuvello, coordenador do Centro de Nefrologia e Diálise do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esclarece que as orientações são as mesmas de toda a população.

“Os cuidados dos pacientes imunodeprimidos são semelhantes àqueles impostos à população geral na pandemia. Eles devem evitar aglomerações, usar máscaras em lugares fechados, lavar frequentemente as mãos ou higienizá-las com álcool em gel e evitar contato com indivíduos sabidamente doentes”, diz Cuvello.

As medidas adotadas nas clínicas continuam: uso de equipamento de proteção individual completo por parte dos funcionários; uso de máscaras pelos pacientes durante todo o processo, que pode durar até quatro horas; acompanhantes só em casos de extrema necessidade e sem refeições durante a hemodiálise.

“As clínicas se adaptaram para continuar os tratamentos adotando essas medidas”, diz Washington Eduardo, paciente em hemodiálise há sete anos e tesoureiro da Associação dos Pacientes Renais de Balneário Camboriú (SC). “Para os casos positivos de Covid foram criadas salas específicas e áreas de isolamento. Outras doenças infectocontagiosas mantêm os protocolos de isolamento”, completa.

Antes da vacinação, existia o risco de interrupção dos tratamentos devido ao afastamento de profissionais infectados, mas essa ameaça é menor agora. A média de infecções de coronavírus continuam em queda e os casos reportados têm menor gravidade. No entanto, especialistas da área seguem alertando para os riscos de infecções nos indivíduos mais vulneráveis.

A baixa imunidade celular vem acompanhada, nos pacientes renais crônicos, pela redução da imunidade humoral, responsável pela produção de anticorpos. Segundo o nefrologista Cuvello, essa situação prejudica a resposta às vacinas, tornando esse grupo mais vulnerável a qualquer infecção.

Somados à presente circulação do vírus, esses fatores fazem com que as recomendações para prevenção do contágio continuem mesmo que as vacinas tenham sido tomadas por esses pacientes.

O aumento dos casos de varíola dos macacos acendeu um outro alerta para o setor, mas sem a mesma preocupação. A transmissibilidade da doença é menor comparada com a Covid, pois requer contato prolongado com sintomáticos. Espera-se que a higienização imposta pela pandemia seja suficiente para evitar o contágio na hemodiálise.

O presidente da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), Osvaldo Vieira Neto, diz que não tem visto muita movimentação na nefrologia. “Transmite muito pouco a varíola dos macacos, diante do atual cenário é [uma questão] bem secundária”.

O quadro citado pelo médico envolve a sustentabilidade financeira da hemodiálise no país. Os serviços são, em sua maioria, feitos por empresas privadas em parceria com o SUS. Mas, segundo essas companhias, os repasses financeiros não são suficientes para cobrir a operação.

Clínicas alegam que o novo piso salarial da enfermagem, em julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) até sexta-feira (16), pode agravar a crise do setor —já que o aumento salarial elevará os custos.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store