Hospital Alemão Oswaldo Cruz recebe prêmio por excelência em gestão

No último dia 27, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, representado pela sua superintendente de Desenvolvimento Humano e Institucional, Cleusa Enck, recebeu o Prêmio INSADI Excelência em Gestão por sua relevante atuação na implantação de gestão por processos de melhoria e novas soluções.

Na ocasião, a executiva apresentou as práticas de Desenvolvimento Humano do Hospital Alemão, dentre elas o Programa Bem-Estar, em parceria com a Stanford University School of Medicine, e o Centro de Atenção a Saúde do Colaborador, que busca a qualidade de vida dos colaboradores da Instituição. Além disso, falou sobre o uso da metodologia Lean Hospital, que tem como objetivo tornar mais simples e eficientes os processos da Instituição.

A cerimônia foi realizada durante o Bussiness Process Day – 4º Congresso Internacional de Processos de Negócios, no Club Transatlântico, em São Paulo.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz anuncia novos Presidente do Conselho Deliberativo e Superintendente Médico

Marcelo Lacerda, presidente da LANXESS no Brasil, e Dr. Mauro Medeiros Borges assumem os respectivos cargos.

São Paulo, 22 de maio de 2013 – O administrador de empresas e advogado Marcelo Lacerda é o novo Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, do qual é membro há dois anos. Dentre os desafios no cargo, estão a revisão do plano estratégico da Instituição e a plena utilização da capacidade instalada, que foi ampliada recentemente com a inauguração do Bloco E, novo prédio do complexo hospitalar.

“Precisamos focar em competitividade, fazer mais com menos. A estratégia deve estar ajustada ao contexto do setor de saúde atual. Tanto no Brasil como no mundo, percebemos mudanças profundas, seja na consolidação, nos novos entrantes e na relação preço e qualidade dos serviços prestados”, afirma Lacerda. “Além disso, fortaleceremos ainda mais a comunicação transparente e efetiva entre o Corpo Clínico e o time executivo. Por meio da intensificação do diálogo com os médicos, ouvindo suas propostas, encontraremos as soluções necessárias para garantir a perpetuidade do Hospital e os recursos necessários para futuras expansões.” A implantação das decisões tomadas pelo Conselho fica sob responsabilidade do time executivo do Hospital, que segue liderado por José Henrique do Prado Fay, Superintendente Executivo.

Marcelo Lacerda é Presidente da LANXESS no Brasil desde julho de 2004. Anteriormente, ocupou posições de liderança na área administrativa da filial brasileira da Bayer S/A. Pela mesma empresa, de 1998 a 2000, o executivo liderou, na Alemanha, projetos de contabilidade, finanças e logística. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui mestrado em Direito Civil pela mesma instituição e extensão em Direito Internacional e Negociação pela South Western Legal Foundation, no Texas, nos Estados Unidos. Marcelo também é formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e MBAs pela Business Development Program – PDG e pela FGV.

Superintendência Médica

O corpo executivo do Hospital também conta com novidade: a criação da Superintendência Médica, que será liderada por Dr. Mauro Medeiros Borges. Uma de suas principais atribuições é apoiar o desenvolvimento dos Centros de Especialidades e reforçar o relacionamento com o Corpo Clínico, facilitando o trabalho e o acesso dos médicos ao Hospital. Além disso, a Superintendência Médica tem como desafio intensificar o zelo pela qualidade da assistência médica e pela segurança em todos os processos. “Para isso, implantaremos o modelo de gerenciamento de protocolos que normatizam os atendimentos, especialmente em Cardiologia, Neurologia e Infecção. Vamos avaliar a adesão das equipes médicas a esses protocolos e o impacto aos pacientes. Também teremos um médico para suporte fixo em cada Unidade de Internação”, explica Dr. Mauro.

Dr. Mauro reúne formação médica com experiência consistente em gestão e, antes de assumir o atual cargo, foi Superintendente de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 2008. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980, fez Residência em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Porto Alegre em 1982. Cursou Especialização na Universidade Livre de Firenze, na Itália, em 1989; MBA em Gestão Empresarial na FIA | FEA-USP em 2002; e Governança Corporativa no IBGC em 2004. Na Unimed Porto Alegre, foi Vice-Presidente de 2003 a 2008.

Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz vence chamamento público e irá administrar Complexo Hospitalar dos Estivadores em Santos, no litoral Sul de São Paulo

Hospital terá como foco o atendimento materno infantil e as especialidades clínicas e cirúrgicas de média complexidade para pacientes do SUSA Organização Social Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz venceu o chamamento público da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, no litoral Sul do Estado de São Paulo, e irá administrar o Complexo Hospitalar dos Estivadores pelo período de cinco anos.

O Instituto integra o pilar de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, Instituição com 119 anos de expertise em medicina de alta complexidade e que, desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.
O Complexo Hospitalar de média complexidade realizará os atendimentos encaminhados via Central de Regulação de Vagas da Secretaria Municipal de Saúde de Santos nas áreas: materno-infantil, atendimento clínico e cirúrgico. O seu modelo assistencial seguirá o padrão de excelência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que é focado no atendimento individualizado, multidisciplinar, integral, humanizado e centrado no paciente e na família, construindo vínculos de confiança, considerando a história de vida e as necessidades dos pacientes.

A previsão é de que no primeiro ano de contrato o poder público municipal repasse cerca de R$ 68 milhões para o Instituto realizar o gerenciamento do Hospital, cuja implantação será realizada em três fases. Na primeira etapa serão disponibilizados 88 leitos, na segunda a unidade passará a contar com 173 e na terceira e na última fase atingirá o total de 223 leitos distribuídos entre alojamento conjunto materno-infantil, UTI neonatal, UTI adulto, clínica cirúrgica, pronto-atendimento obstétrico, centro cirúrgico, banco de leite, centro de diagnóstico por imagens e exames laboratoriais.

Entre as especialidades médicas que serão atendidas estão: clínica cirúrgica, vascular, cirurgia geral e ginecológica.

O novo hospital deve iniciar suas atividades ainda no segundo semestre de 2016 e o prazo para a conclusão da implantação será no final do segundo semestre de 2017.

Proadi/SUS

Desde 2008, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz integra as seis instituições de saúde brasileiras consideradas de excelência pelo Ministério da Saúde, que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde.
Neste programa, a Instituição vem desenvolvendo estudos de avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde para a rede pública.

Com este objetivo o Hospital Alemão Oswaldo Cruz promoveu a melhoria dos processos com ferramentas da qualidade de mapeamento, capacitação e monitoramento dos profissionais por várias regiões do país.

Elaborou e aplicou programas de simulação comportamental visando o aprimoramento do atendimento. Formou, por exemplo, por meio do Projeto de capacitação dos profissionais do SUS da rede em urgências e emergências multiplicadores em SBV (Suporte Básico de Vida) e SAV (Suporte Avançado de Vida), para capacitar todos os profissionais da assistência dos hospitais do projeto. Foram impactadas pela iniciativa 7.415 pessoas nas cinco regiões do país.

Apoiou também a organização das portas de entrada dos hospitais, promovendo a classificação de risco e acolhimento previstos para as redes de Urgência e Emergência, contribuindo para a construção a serviços públicos nas qualificações.

Com o Projeto de reestruturação de hospitais públicos beneficiou 17.654 profissionais que atuam no Hospital de Base e Hospital Universitário – DF; Hospital de Clínicas da Universidade Federal – MG; Hospital Barão de Lucena e Hospital Getúlio Vargas – PE; Hospital Universitário Professor Edgard Santos – BA; Hospital Getúlio Vargas – PI. Nos hospitais apoiados, têm sido mapeadas melhoras significativas na qualidade dos serviços prestados.

Outra iniciativa importante foi o Programa Integrado de Controle do Câncer Mamário, que nos triênios 2009-2011 e 2012-2014 realizou o atendimento de aproximadamente 17 mil mulheres da região da Mooca, em São Paulo – Capital, realizando consultas, diagnósticos, intervenções cirúrgicas e seguimento radio/quimio/hormonioterápicos, orientações psicológica, fisioterápica e de assistência social, além de treinamentos ao público alvo e de profissionais de saúde.

Este conjunto de iniciativas conduzido pela Instituição na área pública reforça o compromisso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz com a sociedade.

Sobre o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi criado em novembro de 2014 pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz para concentrar as atividades da Instituição no campo da Responsabilidade Social na área pública. A criação do Instituto, que tem status de Organização Social, permitiu à Instituição intensificar suas atividades na área pública, garantindo transparência na gestão dos recursos sob sua responsabilidade.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store