Hospital Alemão Oswaldo Cruz investe em gestão hídrica sustentável e reforça compromisso com sustentabilidade

No Dia Mundial da Água (22/3), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz reafirma seu compromisso de sustentabilidade ao avançar em seu projeto de independência hídrica. A iniciativa integra um conjunto de medidas voltadas à gestão responsável dos recursos naturais, alinhadas à agenda ESG, e tem como objetivo garantir mais segurança operacional, reduzir custos e minimizar impactos ambientais.

A inciativa inclui a perfuração de um poço semiartesiano de aproximadamente 190 m, a interligação dos 13 reservatórios do hospital, que juntos armazenam 1.297 m³ de água, e a instalação de uma estação de tratamento com capacidade para processar até 15.000 m³ por mês.

O projeto também incluí o uso de água de reuso para irrigação de áreas verdes e vasos sanitários, tornando o consumo ainda mais eficiente. Com essas medidas, o hospital reduzirá em 20% seus custos com água e diminuirá sua dependência do abastecimento público, tornando-se mais resiliente diante de possíveis crises hídricas.

Nosso objetivo é assegurar um fornecimento contínuo e seguro de água, essencial para as atividades hospitalares. Essa independência fortalece a instituição e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação na gestão de recursos”, afirma Tarcísio Marques, gerente de Engenharia Clínica do hospital.

A gestão eficiente da água tornou-se uma preocupação crescente devido às mudanças climáticas e ao aumento do consumo global. De acordo com o Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021, a utilização de água doce aumentou seis vezes no último século e continua a crescer cerca de 1% ao ano.

Em hospitais, onde a oferta de água é fundamental tanto para o atendimento aos pacientes quanto para o funcionamento de equipamentos, garantir um abastecimento seguro e sustentável é um desafio estratégico.

O projeto também fortalece o compromisso do hospital com a agenda ESG, permitindo um modelo de operação mais sustentável. Um estudo publicado pela Revista da Escola de Enfermagem da USP em 2022 analisou 28 pesquisas científicas e concluiu que práticas sustentáveis em hospitais, como o uso racional da água e energia, a redução de efluentes e a adoção de fontes alternativas de abastecimento, são essenciais para minimizar os impactos ambientais dessas instituições. Além de preservar recursos naturais, essas ações aumentam a eficiência operacional e reforçam a responsabilidade ambiental do setor da saúde.

Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelo crescimento da demanda por recursos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz segue investindo em soluções inovadoras para garantir um atendimento de qualidade sem comprometer o meio ambiente.

CONASEMS: Inscrições abertas para o Projeto Fortalece Redes

O CONASEMS realizou em 2020 um ampla Escuta com profissionais da Atenção Básica, que teve como principais resultados a necessidade de qualificar processos de trabalho nos municípios. Diante disso, foi proposto, por meio do PROADI-SUS, o Projeto Fortalece REDES, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O Fortalece REDES é estruturado a partir de um Curso de formação voltado para qualificação da articulação e gestão da política de Atenção Básica e da Urgência e Emergência, que conta com a elaboração de um Projeto de Interferência.

Carga horária total de 100h e duração de 4 (quatro) meses, com certificação para os profissionais participantes. É em modalidade EaD e contará com encontros assíncronos semanais, podendo ser realizados em qualquer horário.

Cada município tem 4 (quatro) vagas garantidas, sendo 2 (dois) titulares e 2 (dois) suplentes, indicados pelo Secretário(a) Municipal de Saúde.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28/02/2025, neste endereço: (Clíque aqui)

O Curso está focado nas temáticas de governança, gestão, planejamento e organização dos processos de trabalho, os principais conteúdos são:

  • Contextos e desenvolvimento das políticas de Atenção Básica e Urgência e Emergência;
  • Papel das unidades de saúde na Rede de Atenção à Saúde;
  • Organização e funcionamento das unidades de saúde;
  • Elaboração e implementação do Projeto de Intervenção.

Para mais informações, acessar a página napes.conasems.org.br ou entrar em contato com napes@conasems.org.br.

Hospital Oswaldo Cruz conquista prêmio Nacional de Qualidade de Vida

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz conquistou o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, concedido pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) na categoria ouro. O Prêmio é um importante reconhecimento a empresas de diversos setores que desenvolvem práticas de excelência na melhoria da saúde e bem-estar de seus colaboradores. Essa foi a terceira vez que o Hospital está entre os vencedores na principal categoria.

A certificação ouro foi concedida a apenas cinco das 28 instituições de grande e médio porte finalistas da edição 2024. Para ser classificada com o selo ouro, as empresas precisavam garantir pontuação acima de 90% e evidenciarem a excelência em gestão e em manutenção de um ambiente de trabalho saudável que favorecesse a saúde, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. Entre os critérios avaliados pela ABQV estão iniciativas em prol da saúde mental e bem-estar dos cerca de 3,5 mil colaboradores, ações voltadas à diversidade, equidade, inclusão e práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).

A conquista do Prêmio ABQV reflete o reconhecimento de ações consolidadas que o Hospital desenvolve em prol da saúde física e mental de sua força de trabalho, que contemplam também rituais de gestão que apoiam no fortalecimento da cultura, e do programa de segurança psicológica. Todas essas iniciativas somadas ao amadurecimento do programa ESG se desdobram em saúde e segurança de colaboradores, políticas de diversidade e diretrizes de desenvolvimento profissional.

De acordo com José Domingos Neto, gerente em Saúde Ocupacional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o prêmio coroa os constantes esforços da instituição para oferecer um ambiente de trabalho seguro onde haja a promoção e manutenção da saúde e bem-estar do colaborador.

Hospital Oswaldo Cruz reduz custos de backup

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz alcançou avanços significativos em eficiência operacional e segurança de dados ao adotar a solução de Backup como Serviço (BaaS) em parceria com a Added, utilizando a plataforma Veeam Data Platform Advanced. Essa mudança foi motivada pelo alto custo e pela complexidade do modelo anterior, baseado em licenças CAPEX, que exigia monitoramento constante da equipe de TI. Com a migração para um modelo 100% OPEX, o hospital passou a pagar somente pelo uso efetivo das licenças, eliminando sobrecargas financeiras e operacionais, enquanto reduzia a exposição às variações cambiais.

A nova abordagem trouxe criptografia e imutabilidade dos backups, atendendo às exigências legais e reforçando a proteção contra ataques cibernéticos. A implementação foi rápida, concluída em apenas uma semana, e já apresentou benefícios visíveis na segunda semana de operação. A equipe de TI foi liberada de tarefas operacionais rotineiras, podendo se concentrar em estratégias de maior impacto para o hospital.

Além disso, a escalabilidade do modelo permite que o ambiente de backup seja expandido conforme a necessidade, sem renegociações complexas. De acordo com Wagner Rosa, Coordenador de Infraestrutura e Cyber Security do Oswaldo Cruz, a parceria com a Added e a adoção do BaaS foram essenciais para otimizar a infraestrutura de TI e assegurar a continuidade e segurança dos serviços prestados. A transformação digital realizada pelo Oswaldo Cruz posiciona a instituição como referência em gestão eficiente e proteção de dados no setor da saúde, ao mesmo tempo em que prepara o ambiente tecnológico para futuras expansões, como a integração de serviços de Disaster Recovery as a Service (DRaaS) e Cloud Storage.

Cozinha do Hospital Alemão Oswaldo Cruz recebe PIN 4 do Selo Green Kitchen

Compromisso com o planeta e a saúde dos pacientes vai do cultivo de ervas em uma horta exclusiva ao prato servido sem aditivos

Novembro de 2024 – A cozinha do Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem elevado o padrão de sustentabilidade em suas operações, evidenciando o compromisso da instituição com a saúde e o meio ambiente. Desde 2013, o Hospital se destaca com o selo Green Kitchen, um reconhecimento voltado para práticas de alimentação sustentável. Com um avanço significativo, a cozinha atingiu a pontuação PIN 4, refletindo sua contínua evolução e empenho na promoção de um ambiente mais ecológico.

Guiada pela filosofia de “servir à vida”, a cozinha valoriza cada etapa do processo, desde a produção própria de molhos e refeições até a colheita de temperos frescos de uma horta exclusiva dentro do Hospital. O molho de tomate, por exemplo, é preparado na própria cozinha, sem conservantes ou aditivos, garantindo um sabor autêntico e saudável para os pacientes. Já os temperos, como hortelã e cebolinha, são colhidos diariamente no quinto andar do Hospital, trazendo frescor e qualidade aos pratos. Esses detalhes são reflexos do compromisso com uma alimentação mais natural e nutritiva, sem recorrer a industrializados e com foco em ingredientes saudáveis e sustentáveis.

Nosso objetivo é oferecer uma jornada completa ao paciente e colaborador, sendo assim a alimentação faz parte desse processo. Quando podemos juntar qualidade, sustentabilidade e saúde isso se torna ainda mais especial e importante”, afirma Joyce Rebouças Passos, diretora executiva de operações do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A sustentabilidade também se reflete na redução de embalagens descartáveis, com a maioria das refeições sendo servida em porcelana e vidro para pacientes e colaboradores, minimizando o uso de plástico.

Outro diferencial é a seleção criteriosa dos ingredientes, como por exemplo o atum certificado, que assegura a preservação dos ecossistemas marinhos. “Cada detalhe conta na construção de um hospital que olha para o futuro,” reforça Joyce.

A Green Kitchen Hospital Alemão Oswaldo Cruz representa um exemplo inspirador de como o cuidado com o paciente e o compromisso com o meio ambiente podem caminhar juntos, tornando-se uma referência em ESG no setor de saúde.

QUALIDADE E SEGURANÇA: Executivos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz discutem qualidade e segurança do paciente no Congresso Sobrasp 24

Debates que tiveram a participação de profissionais da instituição trataram de temas como indicadores de qualidade e segurança e novas tecnologias para o trabalho na área da saúde

São Paulo, 11 de novembro de 2024 – Executivos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participaram da edição de 2024 do Congresso Sobrasp, realizado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente entre os dias 7 e 9 de novembro.

No dia 8, Paola Andreoli, Gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital e presidente do Congresso, participou da conferência que tratou do tema “Caminhos para uma Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente.”

A sessão teve ainda a presença de Paulo Sousa, Professor Associado com Agregação na Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA), e Nilton Pereira Júnior, Secretário Adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

No mesmo dia, o Dr. Haggeas da Silveira Fernandes, Diretor Médico Executivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresentou o painel “Indicadores de qualidade e segurança: o que medimos e o que é avaliado pela alta liderança”, dentro de uma sessão voltada ao desenvolvimento da gestão de dados para governança de qualidade e segurança do paciente.

O debate, que foi moderado por Wilson Shcolnik, Gerente de Relações Institucionais do Grupo Fleury, teve a participação de Paulo Sousa, da ENSP-NOVA, e de Márcia Dal Sasso, Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 

Wilma Madeira, Gerente de Projetos de Responsabilidade Social no Hospital, fez a moderação de uma mesa de debates com o tema “Novas tecnologias no contexto do trabalho na área da saúde: riscos e benefícios”. O painel aconteceu no dia 9 e contou com a presença de Lilian Quintal Hoffmann, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasil Digital, André Soares de Moura Costa, Diretor Corporativo de Operações da Rede Mater Dei de Saúde, e Gustavo Duca, Engenheiro de Produção com especializações em Segurança do Trabalho e Ergonomia da Atividade.

Com a primeira edição realizada em 2019, o Congresso Sobrasp foi criado para reunir profissionais, gestores e pacientes e levá-los a discutir e compartilhar conceitos, políticas e estratégias que enfrentem novos desafios na saúde, com foco em qualidade, inovação, sustentabilidade (ambiental, social e de governança) e na experiência de todos os envolvidos, para consolidar sistemas de saúde seguros e integrados.

Segundo Paola Andreoli, a programação do Congresso contou com iniciativas nacionais e internacionais que trouxeram luz aos desafios que o complexo ecossistema de saúde tem enfrentado nos últimos anos. “Queremos que o Sobrasp24, possa contribuir com experiências, caminhos, network e propostas, para que possamos continuar caminhando rumo a um sistema cada vez mais justo, equânime, seguro e de qualidade”, disse em mensagem de apresentação do evento. 

Para mais informações sobre a edição 2024 do Sobrasp, acesse: Link

FISWEEK 2024

Executivas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participam de festival de inovação e tendências em Saúde

Maria Carolina Lourenço Gomes e Luisa Donatelli vão compartilhar experiências da instituição no FISWeek24, evento que acontece no Rio de Janeiro no início de novembro

São Paulo, 28 de outubro de 2024 – O FISWeek, festival de inovação, empreendedorismo e tendências da Saúde, terá a participação de duas executivas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz na edição de 2024. O evento acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 8 de novembro.

Maria Carolina Lourenço Gomes, diretora-executiva de Pessoas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social do hospital, participa de um debate no dia 7 de novembro, às 10h40, com o tema “Implementando as ODS da ONU em Empresas de Saúde, onde vai compartilhar as experiências da instituição no avanço em direção à implementação dos itens definidos pela organização internacional na busca por um planeta mais sustentável.

Os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) são um conjunto de 17 ações voltadas, principalmente, ao fim da pobreza e à proteção do meio ambiente e do clima.

O debate será mediado por Aspásia Camargo, vice-presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro), e terá a presença de Bruno Pina, CEO e fundador da consultoria Synapse. 

Maria Carolina é graduada em psicologia, com MBA Executivo em Marketing pela ESPM. É diretora-executiva no hospital desde 2021, onde também presta assessoria ao Comitê de Pessoas do Conselho de Administração.

No dia 8 de novembro, às 10h40, Luisa Donatelli, gerente de Estratégia e Inovação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, participa do painel “Mulheres em Inovação na Saúde, onde fará a mediação da discussão sobre a presença feminina nos espaços relacionados à adoção de novas tecnologias na área.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicam que a participação de mulheres na tecnologia cresceu cerca de 60% entre os anos de 2015 e 2022. Na educação, a presença feminina em cursos relacionados ao campo também cresceu – segundo números do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), houve aumento de 96% na quantidade de estudantes que se formaram em cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática entre 2010 e 2021. 

Assim, é necessário discutir, cada vez mais, como a inclusão das mulheres na tecnologia está refletida na igualdade de oportunidades e nos impactos trazidos por uma maior presença feminina na área.

O debate que será mediado por Luisa Donatelli contará com a participação da nutricionista Carla Frontini, líder do Digital Innovation Hub da Novo Nordisk para a América Latina; Erica Menezes, responsável pelo Corporate Venture Capital na Eurofarma, e Stephanie Mazzolani, Innovation Manager na Novartis Brasil e cofundadora do C-Rebels. 

O FISWeek se posiciona como um ponto de encontro do ecossistema da saúde, levando em consideração as contribuições de diversos parceiros e abrindo espaço para que líderes e organizações possam compartilhar suas experiências. A edição deste ano conta com mais de 180 painéis de debates. 

O Festival acontece no centro de convenções Expo Mag, no Rio de Janeiro. Os ingressos custam de R$ 230 a R$ 550.

Serviço:

FISWeek24

Data: 06 a 08 de novembro

Formato: presencial

Endereço: Rua Beatriz Larragoiti Lucas, S/N – Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ

Confira a programação completa em: Link 

Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza 5ª edição de Congresso Internacional Brasil Alemanha de Cardiologia

Em formato híbrido nos dias 25 e 26 de outubro, evento terá participação do Vice-Cônsul geral da Alemanha Joseph Weiss.

São Paulo, 22 de outubro de 20204 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza nos dias 25 e 26 de outubro, em formato híbrido, o 5º Congresso Internacional Brasil-Alemanha de Cardiologia. A iniciativa contará com a presença do Vice-Cônsul Geral da Alemanha, Joseph Weiss. 

Voltado para cardiologistas clínicos, cirurgiões, residentes, profissionais de equipes assistenciais e estudantes de cursos ligados à saúde o evento terá como palestrantes e coordenadores do projeto nomes como Dr. Hélio Castello, Dr. Leandro Costa, Dr. Marcelo Cantarelli, Dr. Pedro Graziosi, Dr. Rafael Otto Schneidewind e Dr. Rafael Nunes, do Centro Especializado em Cardiologia do Hospital.

A 5ª edição do congresso, trará 12 módulos, com dois simpósios, com atualizações sobre os temas mais relevantes da cardiologia. 

O programa científico trará atualização sobre os temas mais relevantes da cardiologia, palestras e debates que refletirão a prática baseada nas melhores evidências. Durante dois dias, os inscritos poderão contato também com novidades relacionadas à prevenção cardiovascular, métodos de tratamento, arritmias, insuficiência cardíaca, coronariopatias, valvopatias, cárdio-oncologia e cardiologia do atleta. Durante os dois dias, os inscritos também poderão ter acesso as novidades do mercado e demonstrações sobre dispositivos utilizados na cardio-oncologia, cardiologia minimamente invasiva e cardiologia do atleta. 

A programação completa e inscrições para o 5º Congresso Internacional Brasil-Alemanha de Cardiologia podem ser acessadas pelo Link

Serviço

Data: 25 e 26 de outubro de 2024

Formato: Híbrido

Informações e inscrições: Link

Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança skill para Alexa com dicas de saúde e bem-estar

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança, este mês, uma nova skill para a Alexa, assistente virtual da Amazon. A novidade torna o hospital o primeiro do setor privado a oferecer conteúdo de saúde e bem-estar diretamente na plataforma.

Com essa funcionalidade, os usuários poderão acessar, por meio de comandos de voz, dicas baseadas no hub de informações ” Leve com Você “, criado pelo hospital. Esse hub reúne uma vasta gama de materiais elaborados por especialistas, incluindo 236 conteúdos como e-books, podcasts, vídeos, artigos e dicas sobre saúde e qualidade de vida.

Como funciona a nova skill?

A nova skill, integrada ao conteúdo do hub, traz informações resumidas sobre temas como alimentação saudável, nutrição, cuidados com o corpo, saúde mental, prevenção de doenças e hábitos que promovem maior bem-estar.

Com o crescimento do uso de assistentes de voz, vimos a oportunidade de levar nossos conteúdos de saúde para essa plataforma, reforçando nosso compromisso com a disseminação de informações confiáveis e a promoção do bem-estar”, afirma Ana Vailati, Diretora de Marketing e Relacionamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De acordo com a Amazon Brasil, em 2023, os usuários acionaram a assistente virtual mais de duas bilhões de vezes para controlar dispositivos inteligentes, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

Além de disponibilizar conteúdo sobre saúde, a skill oferece orientações para agendamento de consultas, redirecionando os usuários ao site do hospital ou sugerindo o contato telefônico. Embora o agendamento não seja feito diretamente pela Alexa, o aplicativo facilita o processo, oferecendo uma experiência mais integrada e eficiente.

Como ativar a skill?

A skill “Hospital Alemão Oswaldo Cruz” pode ser ativada diretamente pelo aplicativo da Alexa no smartphone ou computador. Após a ativação, basta dizer “Alexa, abrir Hospital Alemão Oswaldo Cruz” para acessar dicas que ajudam no cuidado com a saúde física e mental.

Nossa missão é estar cada vez mais próximos dos pacientes, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis que mantenham a saúde como prioridade no dia a dia. Com essa skill, os usuários terão acesso prático a conteúdos validados por nossos especialistas”, destaca Ana Vailati.

Diretora executiva assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz será debatedora no Conahp 2024

Executiva participa do painel “Ampliando a Voz do Paciente na Transformação da Assistência Médica” no dia 17 de outubro

São Paulo, 15 de outubro de 2024 – Fátima Gerolin, diretora executiva assistencial e de Ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, será debatedora no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), um dos eventos mais importantes do setor de saúde no Brasil.

O evento ocorrerá amanhã e quinta-feira, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro da saúde no país.

No dia 17, Fátima Gerolin participará como debatedora do painel “Ampliando a Voz do Paciente na Transformação da Assistência Médica“, no palco “Assistencial”, destacando a importância da participação ativa do paciente nos cuidados à sua saúde, abordagem amplamente promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em suas práticas assistenciais.

A inclusão do paciente em seu próprio cuidado é uma mudança de paradigma essencial para promover uma assistência mais centrada e eficiente. É uma honra representar o Hospital em um debate tão relevante e compartilhar nossas iniciativas que colocam o paciente no centro do cuidado e das decisões assistenciais“, destaca Fátima Gerolin.

O Conahp reúne anualmente cerca de 5.000 participantes, incluindo executivos de hospitais, profissionais de saúde, gestores e representantes de instituições do Brasil e do exterior, para a troca de ideias e a apresentação de experiências escaláveis que visam superar os desafios atuais do setor de saúde.

Serviço

Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) 2024

Data: 16 e 17 de outubro de 2024

Inscrições: https://eventos.tmp.br/conahp2024/visitantes/inicio.php

Local: Transamerica Expo Center- Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store