Responsabilidade Social | Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Responsabilidade Social

Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde abrem edital para apoio a estudos em Avaliação de Tecnologias em Saúde – clique aqui para saber mais.

Um dos pilares que sustenta a base de atuação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Responsabilidade Social tem o objetivo de contribuir com o avanço do sistema de saúde brasileiro, através da proposição de novas práticas e tecnologias. O Hospital mantém projetos estruturados com o Governo Federal e prefeituras, além de apoiar e cultivar ações de assistência à comunidade.

Proadi-SUS

Proadi-SUS
Considerado pelo Ministério da Saúde uma das seis instituições de excelência do território nacional, o Hospital mantém desde 2008 uma parceria com o Proadi-SUS, que desenvolve projetos como o de reestruturação de hospitais públicos que já beneficiou 17.654 profissionais em vários estados. O objetivo de aperfeiçoar processos, protocolos e procedimentos alcança as áreas de avaliação e incorporação de tecnologias, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde, e desenvolvimento de técnicas e gestão em serviços de saúde. Até o final de 2017 terão sido efetivados outros 14 projetos de melhorias dentro do último triênio da parceria, iniciado em 2015.

Mapa Proadi-SUS

161 milhões
previsão de investimento no triênio 2015-2017.
91,1 milhões
entre 2015 e 2016 investidos nas ações do Proadi-SUS.
16 projetos
iniciados em 2016.

Programa Integrado de Controle do Câncer Mamário

Programa Integrado de Controle do Câncer Mamário
Outra iniciativa de destaque é um convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo que alcançou mais de 17 mil mulheres em São Paulo, dentro do Programa Integrado de Controle do Câncer Mamário realizado entre 2009 e 2014. Dirigido à região da Mooca e adjacências, o programa ofereceu consultas, diagnósticos, intervenções cirúrgicas e seguimento radio/quimio/hormonioterápicos, além de orientações psicológica, fisioterápica e assistência social.

Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Além disso, no intuito de intensificar as atividades na área pública, garantindo transparência na gestão dos recursos, foi criado, em 2014, o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que também integra o pilar de responsabilidade social, e que administra o Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos.

Complexo Hospitalar dos Estivadores
Seguindo o padrão de excelência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Complexo atua nas áreas materno-infantil, clínica e cirúrgica, com foco no atendimento individualizado, multidisciplinar, integral, humanizado e centrado no paciente e na família.

Capacidade do Complexo

Leito

11,6 mil m²
223 leitos, sendo:

  • 150 leitos de internação;
  • 36 leitos de alojamento conjunto;
  • 20 leitos de UTI e UCI neonatal;
  • 17 leitos de UTI.
Sala de Cirurgia

6 salas cirúrgicas, sendo:

  • 2 salas cirúrgicas – CO;
  • 4 salas cirúrgicas.

5 salas de PPP (pré-parto, parto, pós-parto)

Transparência

Um dos valores fundamentais do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz é a transparência. As entidades privadas sem fins lucrativos que recebem, para a realização de ações de interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres se submetem às leis federal nº 12.527/2011 e municipais nº 2947/2013 e nº 3.330/2016, no que se refere à parcela de recursos públicos recebidos e à sua destinação.

Os serviços são prestados da mesma forma como são executados pelo Poder Público: contínuos, submetidos a controle e fiscalização, e gratuitos.

São diretrizes da gestão compartilhada:

  • Contínuo aperfeiçoamento, modernização, inovação e ampliação dos serviços e atividades desenvolvidas em benefício da população;
  • Ênfase na qualidade do atendimento ao cidadão-usuário, nos resultados qualitativos e quantitativos e nos prazos pactuados;
  • Controle social das ações de forma transparente e contínua.

Outras informações deverão ser solicitadas diretamente aos órgãos e entidades responsáveis pelo repasse dos recursos.

Estrutura de Governança

Conselho de Administração.

Julio Muñoz Kampff
Presidente.

Marcelo Lacerda
Vice-Presidente.

Bruna Jacobina
Conselheira.

Dietmar Frank
Conselheiro.

Edgar Garbade
Conselheiro.

Fátima Silvana Furtado Gerolin
Conselheira.

Fabio Futoshi Katayama
Conselheiro.

Mário Probst
Conselheiro.

Paulo Vasconcellos Bastian
Conselheiro.

Conselho Fiscal

Ernesto Niemeyer Filho
Presidente.

Michael Lehmann
Vice-Presidente.

Beate Boltz
Conselheira.

Weber Porto
Conselheiro.

Kurt Hupperich
Conselheiro.

Gestão Executiva

Ana Paula Pinho
Diretora do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) – Ouvidoria
Av. Conselheiro Nébias, 401 – Encruzilhada – Santos – SP.
CEP: 11045-910.
Telefone: +55 13 3228-3000.
ouvidoriache@ishaoc.org.br.
Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

Ouvidoria Municipal.