Manual do Paciente

Serviços

SERVIÇOS AOS PACIENTES E ACOMPANHANTES

Nossa missão é assegurar o máximo de segurança, conforto e comodidade durante a sua estadia. Assim, nosso leque de serviços é variado e orientado pelo seu desejo e necessidade. Zelamos sempre para que tudo seja feito com sensibilidade, transparência e precisão.

Equipe Médica

Equipe Médica

O Hospital conta com uma experiente equipe de médicos de diversas especialidades, que realiza a internação e o acompanhamento de seus pacientes em nossas dependências.

Esteja sempre em contato com o seu médico, pois é ele quem coordena todos os nossos esforços no restabelecimento de sua saúde.

Uma equipe médica plantonista está capacitada para atendimento em casos de emergência, 24 horas por dia, 07 dias por semana.

Equipe Assistencial Multiprofissional

Envolvida na assistência direta ao paciente, a equipe multidisciplinar do Hospital é composta pela equipe de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, entre outros.

Com o objetivo de assegurar a qualidade assistencial que é um valor da nossa instituição, a Política para atendimento de pacientes por profissionais externos autoriza o atendimento por profissionais não médicos somente para a realização de procedimentos multiprofissionais que não são executados pelas equipes internas. Nesses casos, a atuação desse profissional será autorizada mediante avaliação prévia da Instituição.

Alimentação

A dieta do paciente é prescrita pelo médico e/ou nutricionista para atender as necessidades do momento levando em consideração as características do paciente.

Horário das refeições dos pacientes

Horário das Refeições
  • Desjejum entre 7h00 e 7h30
  • Almoço entre 11h30 e 12h00
  • Lanche entre 14h30 e 15h00
  • Jantar entre 17h30 e 18h00
  • Ceia entre 20h00 e 20h30
Alimentação

O serviço de Nutrição e Dietética do HAOC é então responsável por fornecer uma alimentação que satisfaça as necessidades nutricionais dos pacientes e além deste objetivo, uma grande preocupação da instituição é a segurança alimentar e para tanto, várias estratégias são adotadas para evitar enfermidade transmitidas por alimentos.

A garantia da segurança alimentar é feita com o monitoramento de todos os nossos processos, desde a compra do alimento, recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos aos pacientes.

Você paciente também faz parte da segurança alimentar de sua refeição. Assim, para manter sua refeição segura no hospital são necessários alguns cuidados:

Respeitar o Jejum

Respeitar o jejum se informado pela equipe assistencial;

Proibido o Consumo de Alimentos Fora da Dieta

É proibido o consumo de alimentos adquiridos fora da dieta hospitalar.

Não é Recomendado Trazer Alimentos de Fora do Hospital

Não é recomendado trazer alimentos de fora do hospital, pois até mesmo o transporte pode oferecer risco à qualidade do alimento e causar alguma toxinfecção. Situações excepcionais serão avaliadas pela equipe médica e nutricionista responsável.

Consumir a Refeição Servida na Copeira

Consumir preferencialmente sua refeição quando for servida pela copeira;

Manter o Alimento não Consumido Armazenado

Caso não realize a refeição no momento servido, mantenha seu alimento armazenado conforme o período indicado na etiqueta de refeição. A comida pronta não pode ficar muito tempo em temperatura ambiente;

Consumir o Alimento Prescrito no Prazo Indicado

Caso esteja consumindo algum suplemento nutricional, prescrito pelo médico ou nutricionista, o mesmo deve ser consumido no prazo recomendado pela nutrição (se manipulado), ou se frasco/embalagem fechada ingerir todo o conteúdo, ou após aberto, armazenar em geladeira e consumir em até 24h. Vale lembrar que se o suplemento foi indicado é de extrema importância consumi-lo no mesmo dia para o sucesso do seu tratamento.

Refeição para Acompanhante

Alguns convênios oferecem a refeição do acompanhante como cortesia. Este serviço é oferecido pela Nutrição do HAOC e a entrega das refeições ocorrem juntamente com a entrega das refeições dos pacientes nas unidades de internação.

Acompanhante de paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deverá realizar as três refeições do dia no Restaurante Viena, localizado no 1o Subsolo do bloco A, dentro dos seguintes horários:

Horário das Refeições
  • Café da manhã: 6h30 às 8h30
  • Almoço: 11h30 às 13h30
  • Jantar: 18h às 20h
Refeição para Acompanhante

Todas as informações e dúvidas referentes à refeição para acompanhante devem ser esclarecidas pelo setor de internação.

Para acompanhantes e visitantes, o Hospital possui algumas opções, sendo elas: restaurante, localizado na Casa de Chá- Viena, que oferece cardápio variado no almoço e jantar.

Outra excelente opção é um Café (Kopenhagen), situado na Bloco A. Também na área de conveniências, na recepção da Bloco E, que oferece lanches completos, grelhados, doces e salgados (Kopenhagen, Casa do Pão de Queijo e Casa Bauducco).

Horário das Refeições

Medicamentos

Caso haja demanda de medicamentos que não sejam padronizados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, e estejam prescritos pelo médico, estes serão providenciados pelo Hospital. Isto acarreta certa espera para a sua entrega (até 12 horas para medicamentos disponíveis em farmácias e drogarias, 48h úteis para medicamentos manipulados e até 72h para medicamentos exclusivos de uso hospitalar), motivo pelo qual todos os médicos do Corpo Clínico deste hospital são estimulados a adotar as alternativas de medicamentos disponibilizados no Manual Farmacêutico.

Medicamentos de uso habitual

Diante de critérios técnicos que possibilitem a validação de uso dos medicamentos nas situações excepcionais acima, o medicamento será acondicionado no posto de enfermagem, sob os cuidados deste profissional. Os medicamentos não serão mantidos no interior do quarto, com intuito de assegurar que não haja autoadministração.

A administração de medicamentos nas unidades assistenciais do Hospital é atividade privativa das equipes de enfermagem e médica institucionais, incluídos os medicamentos validados pelo farmacêutico nas situações excepcionais.

O uso de amostra grátis não é permitido na Instituição. A equipe de farmacêuticos do Hospital está à sua disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Para sua comodidade, o Hospital mantém serviço de valet, cobrado e controlado por empresa especializada. Todos os veículos são segurados contra danos, roubo e furto (exceto para objetos deixados no interior do veículo).

O hospital serviço oferece opções para contratação de pacotes para 3, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 dias com valores diferenciados.

Para mais informações ou contratação, favor ligar

Ramal: 0412

Central para marcação de exames, consultas e check-up

Telefone: (11) 3549-1000

Segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 18h.
Este telefone pode ser acessado também via whatsapp

Outra opção é acessar o aplicativo Meu Oswaldo Cruz.

Canal disponível para pacientes, familiares e acompanhantes que desejem manifestar suas críticas, solicitações, elogios e sugestões. Caso necessite, entre em contato

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Telefone: (11) 3549-1000
disponível diariamente das 07h às 19h

E-mail: ouvidoria@haoc.com.br ou relacionamento@haoc.com.br

A OMS (Organização Mundial da Saúde), definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental social e espiritual. Por esta razão o Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta com o Serviço de Capelania que realiza atendimentos a familiares e acompanhantes a partir da compreensão de fé, espiritualidade e valores de cada indivíduo. Contamos com um espaço multireligioso localizado no Térreo do Bloco B.

Caso necessite de apoio, entre em contato

Ramal: 0464
E-mail: capelania@haoc.com.br

Horário de atendimento: das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O Hospital conta com profissionais especializados e dedicados para o atendimento ao cliente e família. Nossos concierges são bilíngues e estão disponíveis para proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes durante sua jornada na Instituição.

O Hospital conta com profissionais especializados e dedicados para o atendimento ao cliente e família. Nossos concierges são bilíngues e estão disponíveis para proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes durante sua jornada na Instituição.

Para contatá los utilize os seguintes canais:

Ramal: (11) 3549-0850

Telefones/Whatsapp: (11) 99970-2429 | (11) 94100-5560 | (11) 99732-0294 | (11) 97609-3696

E-mail: ouvidoria@haoc.com.br

Para sua comodidade, o Hospital mantém serviço de valet, cobrado e controlado por empresa especializada. Todos os veículos são segurados contra danos, roubo e furto (exceto para objetos deixados no interior do veículo).

O hospital serviço oferece opções para contratação de pacotes para 3, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 dias com valores diferenciados.

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Ramal: 0412

Central para marcação de exames, consultas e check-up

Telefone: (11) 3549-1000

Segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 18h.
Este telefone pode ser acessado também via whatsapp

Outra opção é acessar o aplicativo Meu Oswaldo Cruz.

Canal disponível para pacientes, familiares e acompanhantes que desejem manifestar suas críticas, solicitações, elogios e sugestões. Caso necessite, entre em contato

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Telefone: (11) 3549-1000
disponível diariamente das 07h às 19h

E-mail: ouvidoria@haoc.com.br ou relacionamento@haoc.com.br

A OMS (Organização Mundial da Saúde), definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental social e espiritual. Por esta razão o Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta com o Serviço de Capelania que realiza atendimentos a familiares e acompanhantes a partir da compreensão de fé, espiritualidade e valores de cada indivíduo. Contamos com um espaço multireligioso localizado no Térreo do Bloco B.

Caso necessite de apoio, entre em contato

Ramal: 0464
E-mail: capelania@haoc.com.br

Horário de atendimento: das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O Hospital conta com profissionais especializados e dedicados para o atendimento ao cliente e família. Nossos concierges são bilíngues e estão disponíveis para proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes durante sua jornada na Instituição.

O Hospital conta com profissionais especializados e dedicados para o atendimento ao cliente e família. Nossos concierges são bilíngues e estão disponíveis para proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes durante sua jornada na Instituição.

Para contatá los utilize os seguintes canais:

Ramal: (11) 3549-0850

Telefones/Whatsapp: (11) 99970-2429 | (11) 94100-5560 | (11) 99732-0294 | (11) 97609-3696

E-mail: ouvidoria@haoc.com.br

Espaço da Família

A Sala da Família do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizada no 4o andar da Torre E, oferece uma série de vivências em Terapias Integrativas e apoio emocional para os familiares dos nossos pacientes, gratuitamente, visando promover uma experiência de bem-estar e relaxamento. Para mais informações entre em contato com o serviço de concierge.

Espaço da Família

Bosque Bem-Estar
Visite o Bosque Bem-Estar e aprecie nossa área verde

Bosque Bem Estar

O que fazer em caso de incêndio

Passo Mantenha a calma.

Passo Procure um colaborador do Hospital e informe o que está acontecendo.

Passo Ligue para o ramal de Emergência/Incêndio 4050 e informe a situação (ANDAR/QUARTO), caso não localize um colaborador.

Passo Siga as orientações do colaborador. Caso tenha que abandonar a área, obedeça à sinalização de saída de emergência.

O que Fazer em Caso de Incêndio

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

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Agende sua consulta ou exame:

Agende online
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