
INFORMAÇÕES SOBRE INTERNAÇÃO
Para assegurar a qualidade do seu atendimento, é importante ter conhecimento dos motivos da sua internação, dos procedimentos que serão realizados e das implicações decorrentes do tratamento. Por isso, é essencial uma comunicação clara com o seu médico. Ao dar entrada no Hospital, o paciente ou seu acompanhante deve informar à equipe assistencial sobre: histórico de saúde, medicamentos utilizados e procedimentos já realizados.
Recomendamos aos pacientes ou responsáveis que procurem saber, com antecedência, sobre a abrangência de seu plano ou seguro saúde, ou seja, quais procedimentos, serviços e honorários médicos são efetivamente cobertos, evitando assim, eventuais contratempos no fechamento da sua conta hospitalar. No momento da internação você receberá uma lista de itens não cobertos pelo seu plano de saúde. Informações sobre valores e serviços entrar em contato com o setor de Tesouraria do hospital.

ESTADIA
Cuidados com o Paciente
Garantir o bem-estar de todos os pacientes é parte de nossa missão, assim como estabelecer um plano de cuidado específico, segundo as suas necessidades, conforme é predefinido pela Equipe Assistencial. Nesse sentido, a sua ajuda, de seus acompanhantes e visitantes são fundamentais para que esta programação seja respeitada. Falar em voz baixa e limitar o número de visitas também contribui muito.
Para obter o máximo de comodidade em sua estadia, o paciente deve trazer seus próprios objetos de higiene pessoal tais como escova, creme dental, chinelo, entre outros, além de roupas confortáveis.
Segurança
Garantir o bem-estar de todos os pacientes é parte de nossa missão, assim como estabelecer um plano de cuidado específico, segundo as suas necessidades, conforme é predefinido pela Equipe Assistencial. Nesse sentido, a sua ajuda, de seus acompanhantes e visitantes são fundamentais para que esta programação seja respeitada. Falar em voz baixa e limitar o número de visitas também contribui muito.
Para obter o máximo de comodidade em sua estadia, o paciente deve trazer seus próprios objetos de higiene pessoal tais como escova, creme dental, chinelo, entre outros, além de roupas confortáveis.
- O quarto deve ser mantido trancado quando o paciente e/ ou acompanhante estiverem ausentes, devendo a chave ser entregue no Posto Assistencial.
- Recomenda-se que anéis, brincos, pulseiras, correntes e gargantilhas de valor sejam deixados em casa. Caso tenha trazido esses pertences, guarde-os no cofre do quarto. Em caso de dúvida entre em contato com o concierge.
- No ato, durante a internação e na alta hospitalar, os pacientes abaixo explicitados deverão estar acompanhados por um indivíduo de sua escolha maior de idade, civilmente capaz, ter condições físicas e psicológicas para acompanhar o paciente, ser capaz de cuidar de si próprio sozinho e com capacidade para se locomover no hospital sem auxílio.

Portadores de deficiências físicas que necessitem de auxílio regular para execução de suas atividades;

Pacientes com risco para si próprios e/ou terceiros;

Pacientes com distúrbio de consciência (lucidez);

Menores de idade (crianças e adolescentes até 18 anos);

Idosos cujas limitações físicas e/ou mentais exigirem cuidados permanentes;

Gestantes que apresentem indicação de acompanhamento por orientação médica;

Pacientes com barreiras de comunicação verbal que necessitem de intérprete.
- As entregas de presentes e deliveries são direcionadas à recepção da Torre A, das 06h às 22h. Os colaboradores da recepção realizarão as entregas nos quartos, desde que as mesmas não exijam pagamento no ato de recebimento.
Achados e Perdidos
Pertences e documentos encontrados nas dependências do Hospital serão guardados por 60 dias e depois desprezados, caso não haja procura. Para informação sobre retirada dos pertences e documentos, entre em contato:
Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC
Telefone: (11) 3549 1000
Visitas e Acompanhantes
Salvo em caso de proibição por ordem médica, solicitação por escrito do próprio paciente ou responsável legal ou implementação de medidas de isolamento, de acordo com as diretrizes institucionais, as visitas em apartamentos são permitidas.
As visitas na UTI são diárias: das 14h30 às 15h30 e das 20h30 às 21h. São permitidos 4 visitantes por horário de visita, divididos em 2 grupos de 2 pessoas, alternadamente.
Todos os pacientes internados nas unidades de internação e UTI tem o direito de ter um acompanhante por 24h. Pessoas com suspeita ou confirmação de portarem doenças transmissíveis (gripe, resfriado, diarreia, conjuntivite, entre outras), são proibidas de visitar pacientes. As orientações e horários de visitação podem ser alteradas mediante situações específicas, como por exemplo, epidemia ou pandemias.

Transferência para a UTI
Caso o paciente seja transferido para a UTI, solicitamos ao acompanhante a imediata liberação do apartamento e a retirada de todos os seus pertences. A imediata liberação disponibilizará o aposento para limpeza e ocupação de outro paciente que tenha necessidade.
Telefones e Celulares
Os telefones celulares não devem ser usados em algumas áreas do Hospital, como na UTI e em locais próximos a determinados equipamentos médicos, pois podem causar interferência.
Ressaltamos que o Hospital Alemão Oswaldo Cruz não realiza cobrança por telefone, aplicativo whatsapp ou por meio de equipe assistencial. Não forneça dados sobre o paciente ou tratamento a qualquer pessoa que entrar em contato por esse meio. Toda e qualquer cobrança e/ou esclarecimentos quanto a valores a serem pagos, devem ser realizados diretamente em nosso Setor de Tesouraria.
Achados e Perdidos
Para acesso à internet disponibilizamos a rede WIFI
HAOC_Visitantes
Alta hospitalar
A diária hospitalar vence às 9h com limite de saída até às 11h. Antes de sair do Hospital, certifique-se de esclarecer todas as suas dúvidas sobre os cuidados que deverá manter em casa. A enfermeira do setor irá realizar a sua liberação com a orientação de alta e entrega de documentos. Para laudo de exames realizados no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, acesse o nosso site: www.hospitaloswaldocruz.org.br
Para resultados de exames realizados no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, você pode acessar via site e aplicativo Meu Oswaldo Cruz*

Orientação para consultar o resultado
1. ACESSO
Acesse o site
www.hospitaloswaldocruz
.org.br e clique em
PORTAL DO PACIENTE.

2. IDENTIFICAÇÃO
Insira o CPF do paciente.

3. SEGURANÇA
Complete com o número de seu celular.

4. CONFIRMAÇÃO
Digite o número de confirmação recebido por SMS.
Em Meus Exames (site) ou Resultado de Exames (app) você encontrá o resultado de seus exames de imagem e laboratoriais.
Contas hospitalares

A Tesouraria fornece orientação completa a respeito dos depósitos e extratos da conta da internação, que podem ser solicitados diariamente.
O horário de atendimento aos pacientes é de segunda a sexta feira das 8h às 17h30; caso o paciente deixe o Hospital fora desse horário, deve solicitar no dia anterior à alta, uma prévia sobre o fechamento de sua conta, até às 17h30.
Informações sobre honorários médicos e custos de anestesias particulares deverão ser solicitadas diretamente aos profissionais que realizarem o atendimento.
Prevenção de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)
Medidas são adotadas com objetivo de reduzir o risco de transmissão de microrganismos entre pacientes, profissionais e visitantes. Tais medidas devem ser seguidas rigorosamente para garantir a segurança de todos, entre elas:

Higienização das mãos
A prática de higienização das mãos deve ocorrer antes e após o contato com o paciente e pode ser realizada com água e sabão, ou com produto alcoólico. É importante passar o produto em toda a superfície das mãos.

IMPORTANTE
O produto alcoólico pode ser utilizado desde que as mãos não estejam sujas.

Precauções específicas ou isolamentos
São medidas adotas pela instituição que visam prevenir a transmissão de microrganismos por contato e/ou pelo ar.

Outras medidas importantes
É proibido manter alimentos expostos no ambiente, pois podem favorecer a presença de vetores (formigas, moscas, baratas).
Flores não são permitidas em quartos de pacientes que estejam com a imunidade comprometida (transplantados e oncológicos, entre outros).
TV por Assinatura
Para seu conforto, disponibilizamos serviços de TV por assinatura. Para acessar a lista completa de canais acesse o QRCODE ao lado ou clique na imagem.
A qualquer necessidade conte conosco
O hospital disponibiliza diversos contatos para facilitar sua comunicação com as principais áreas e serviços da instituição. Para acessar a lista de ramais acesse o QRCODE ao lado ou clique na imagem.