Manual do paciente estomizado – Tipos de Equipamentos coletores

Existe grande diversidade de equipamentos no mercado e a escolha depende do tipo do estoma e da adaptação individual.

Características importantes devem ser levadas em consideração: ser de fácil manipulação, ter boa aderência, possuir adesivos antialérgicos, ser à prova de odores, possuir medidas que possam se adequar ao estoma e oferecer segurança. Alguns tipos:

  • Transparente ou Opaca: as bolsas transparentes devem ser usadas durante a internação para facilitar a monitorização e avaliação periódica.
  • Fechada ou Drenável: as bolsas fechadas devem ser utilizadas apenas em pacientes com uma ou duas eliminações diárias.
  • Uma ou Duas peças: duas peças em pessoas ativas ou em complicações na pele ou estomia.
  • Pré-cortada ou Recortável: pré cortada apenas em estomas redondos e de borda.
  • Base plana ou Convexa: sendo a plana usada em estomas protusos ou alto perfil e a convexa (curvatura para fora da placa), ajuda a manter uma vedação firme entre a bolsa e a pele, indicadas para estomas planos ou retraídos, abdome com pouco tônus muscular e estomas profundos confeccionados em pregas abdominais.

O equipamento coletor adequado é aquele que mantem a pele periestomia saudável, gerando um selo seguro de isolamento do efluente eliminado. De acordo com as características da estomia e do abdome conseguimos indicar o equipamento coletor mais adequado

**A escolha do seu equipamento será realizado por um profissional capacitado do nosso time.

Bolsas de colostomia/Ileostomia

Bolsa de colostomia descartável sobre uma superfície de tecido

Figura 1: Peça única de bolsa para colostomia com barreira protetora, plana ou convexa, aberta com clamp.

Duas bases adesivas para bolsa de colostomia de tamanhos diferentes sobre uma superfície clara
Bolsa de colostomia da marca Hollister com abertura circular e filtro de gases

Figura 2: Duas peças constituída por uma placa com barreira protetora, plana ou convexa, que pode ficar aderida à pele de 4 a 7 dias e uma bolsa que pode ser desacoplada para higienização com clamp.

Bolsa de Urostomia

Figura 3: Peça única bolsa para urostomia com barreira protetora, válvula antirrefluxo e saída tipo “torneirinha” com conexão para drenagem.

Dois modelos de base adesiva para bolsa de colostomia, posicionados lado a lado sobre uma superfície branca. A base da esquerda é maior que a da direita, ambas com marcações circulares para recorte ao redor de um orifício central.
Bolsa de colostomia da marca Hollister, modelo 18403, com abertura circular superior e saída inferior com válvula branca. A bolsa é translúcida e possui uma etiqueta com código de barras colada.

Figura 4: Duas peças placa e bolsa para urostomia constituída por uma placa com barreira pro- tetora, plana ou convexa, que pode ficar ade- rida à pele de 4 a 7 dias e uma bolsa, que pode ser desacoplada para higienização, com sistema de drenagem.

OBSERVAÇÃO: As bolsas de urostomia têm uma válvula antirrefluxo que não permite que a urina drenada retorne para o estoma. Têm também um dispositivo para drenagem da urina, que direciona o jato proporcionando um esvaziamento da bolsa. Neste dispositivo pode ser conectada uma bolsa coletora de perna ou de cama, para conseguir um tempo maior de esvaziamento da bolsa (períodos noturnos e viagens).

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store