
- Presilha para fechamento da bolsa: confeccionada em plástico resistente para ocluir a bolsa drenável, possibilitando a vedação adequada. Não é necessária para todas as bolsas, pois algumas tem sistema de fechamento em velcro.
- Pasta protetora para pele periestoma: indicada para preencher pregas, dobras e outras irregularidades na região periestoma e proteger a pele entre o estoma e a placa.
#FICA A DICA: algumas pastas possuem teor alcoólico, não devendo ser aplicada sobre a pele com lesão. - Pó protetor para pele periestoma: ajuda a formar uma barreira protetora reagindo com exsudato da pele. Absorve a umidade para melhor adesão da placa. É indicado para peles com lesão, escoriadas por efluentes intestinais ou urinários. A recomendação é utilizar uma fina camada do pó, sem excessos.
- Filtro de carvão ativado: assegura a eliminação dos gases através da bolsa. Deve ser colocado na parte superior da bolsa. Além de permitir a eliminação dos gases, é responsável por filtrar o odor. Atualmente, já existem bolsas com carvão acoplado.
- Barreira protetora (lenço ou spray): produto que após estar seco, forma uma película transparente na pele periestoma, constituindo uma barreira de proteção e prevenindo lesões por adesivos.
- Removedor (spray/lenço) de adesivos: facilita a remoção da base adesiva. O removedor de adesivo remove todo resíduo adesivo da pele. Ambos sem álcool, sem ardor e não machucam a pele. Seca em segundos possibilitando aplicar um novo adesivo logo em seguida
- Anel moldável de hidrocolóide: pode ser usado para impedir que o estoma fique abaixo do nível da parede do abdome. Pode ser cortado ou moldável para melhorar o encaixe entre o estoma e a base adesiva.
- Cinto ajustável para bolsa de estomia: é provido de encaixes nas extremidades que se adaptam às hastes da bolsa, sendo regulável para se ajustar à circunferência abdominal.
- Barreira extensora de hidrocolóide: ajuda a evitar vazamentos, mantendo a placa no lugar e reduzindo o levantamento das bordas. Eles se adaptam facilmente às dobras naturais e aos movimentos do corpo, ajudam a aumentar o tempo de uso da placa e proporcionam um reforço extra.
- Cápsulas absorventes: confeccionadas de polímero de acrílico (atóxico), que podem ser colocadas dentro da bolsa de drenagem, solidificando o efluente, di- minuindo o risco de infiltração do mes- mo na pele peri-estoma e facilitando o esvaziamento e a higienização da bolsa coletora. Seu uso é restrito para pessoas ileostomizadas.
#FICA A DICA
Existe também a faixa abdominal para ostomia que é uma cinta abdominal que possui o orifício do estoma. Geralmente é indicado para quando a região do estoma está protusa (para fora), fazendo herniação.
