Aparelho Digestivo
Os alimentos não podem, na maioria das vezes, ser absorvidos pelo organismo na sua forma natural; portanto, necessitam de um tratamento mecânico e químico propiciados pelos órgãos da digestão, até que esses alimentos possam ser solúveis e absorvidos pela corrente circulatória; os alimentos não absorvidos serão eliminados sob a forma de fezes.
O sistema digestivo é composto por um longo tubo muscular. A porção superior abrange a cavidade bucal, a faringe e o esôfago, sendo responsável pela ingestão dos alimentos, o processo de mastigação, a insalivação e a transformação dos alimentos em bolo alimentar pastoso.
Passando pela faringe e pelo esôfago, o bolo alimentar se desloca para o estômago e o intestino delgado. No estômago o alimento sofre a ação de enzimas, suco gástrico e ácido clorídrico, que modificam a estrutura química dos nutrientes, tornando-os absorvíveis pela corrente circulatória.
Através de contrações peristálticas, o alimento parcialmente digerido passa para o intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), que possui aspecto aveludado e vilosidades, com relevos muito irrigados, para a melhor absorção dos nutrientes. É nesta etapa que se completa a digestão dos alimentos.
A parte não digerida passa para o intestino grosso (ceco, cólon, reto e ânus), que não tem função digestiva, sendo responsável pela absorção de água, solidificando a massa fecal, até sua eliminação através do ânus, sendo controlada pelo esfíncter anal. Na parede do intestino grosso há glândulas que secretam apenas muco.
Aparelho Urinário
O Sistema Urinário ou Aparelho Urinário é responsável pela produção, armazenamento temporário e eliminação da urina, possui a função de filtrar as “impurezas” do sangue que circulam no organismo, garante a eliminação de substâncias que estão em excesso no organismo e resíduos provenientes do metabolismo.
O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga e a uretra.
- Os rins, situados em cada lado da coluna vertebral, têm como função filtrar o sangue, tendo como produto final a urina.
- O ureter é um tubo longo, com parede composta em grande parte de músculo liso. Os ureteres conectam cada rim à bexiga e conduzem a urina secretada do rim para a bexiga pelo efeito da gravidade e pelas ondas peristálticas regulares.
- A bexiga é um órgão oco e muscular, situado na bacia, que serve de reservatório temporário de urina, a qual chega de forma contínua pelos ureteres. A urina é armazenada na bexiga até que seja atingida toda a sua capacidade e, após isso, ocorre a necessidade de urinar, o que provoca a saída da urina pela uretra.
- A uretra é um canal que conduz a urina da bexiga para o meio exterior, controlado por esfíncter. A uretra termina em um orifício denominado meato urinário, por onde a urina é eliminada.