No dia de realizar a troca do dispositivo, sempre que possível, retire a placa durante o banho, facilitando o descolamento do adesivo. Você deve retirar a placa suavemente com o auxílio de um tecido macio, umedecido com água morna e sabão neutro, evitando assim lesar a pele. Este procedimento deve ser realizado de preferência em jejum ou longe das refeições, para evitar que haja uma maior quantidade de efluente durante o procedimento. Limpe a pele periestoma com água e sabonete, removendo toda a sujidade (resto de fezes ou cola do adesivo). Enxague sem deixar resíduos e seque bem a pele.
Em alguns casos, as estomias podem apresentar algum tipo de complicação tardia, esteja atento aos sinais de normalidade:
- Em uma colostomia, você também pode ter constipação, se você perceber diminuição do efluente (fezes), procure seu médico.
- Soluções que contenham éter, álcool ou benzina para remover resíduos da cola da placa devem ser evitadas, pois podem causar irritação da pele.
- O seu estoma deve ter uma coloração vermelha ou rosa vivo, brilhante e umedecido de muco.
- Vazamento de efluente na pele podem causar irritações e dermatites de difícil controle, recorte sua placa do tamanho adequado.
- Observe a cicatrização ao redor de seu estoma e possíveis alterações de coloração, edema, estrangulamento, presença de secreção tipo pus e irritação da pele ao redor do estoma.
- A pele peri-estoma pode ficar exposta ao sol da manhã, após a retirada da placa, de 3 a 5 minutos. Durante a exposição ao sol o estoma deve ser coberto com gaze.
- A remoção dos pelos da pele próxima ao estoma é essencial, podendo interferir na aderência da placa e aumentando o potencial para inflamação do folículo piloso. Os pelos devem ser cortados rente a parede abdominal e para isso, recomenda-se o uso de uma tesoura de ponta curva ou aparelho de barbear elétrico. A utilização de lâminas pode facilitar a ocorrência de lesões na pele.