Utilização da válvula de fala
A válvula de fala é um dispositivo que pode ser utilizado por pacientes traqueostomizados, com o objetivo em proporcionar a fala, melhora para engolir e melhora da força da tosse auxiliando na expectoração/saída da secreção.
A válvula é uma peça plástica com o interior oco, composta por uma membrana de silicone na parte superior que permite a entrada do ar, somente durante a inspiração, e após direciona o ar expirado para o nariz e a boca possibilitando a saída da voz.
Ao adaptar a válvula de fala na traqueostomia deve-se certificar de que o balonete (cuff) esteja totalmente vazio/sem ar antes. Jamais coloque a válvula de fala com o balonete (cuff) cheio de ar. Após a adaptação observe se o paciente mantém o padrão confortável de respiração.
A válvula de fala é de uso individual, portanto não deve ser compartilhada com outros pacientes.



Como higienizar a válvula de fala
Essa higienização em casa pode ser feita pelo cuidador ou até mesmo pelo próprio paciente, quando capaz de realizar esses cuidados sozinho. Para fazer a limpeza da válvula de fala, siga os passos abaixo:
- Lave bem as mãos e calce luvas descartáveis;
- Em seguida, enxágue a válvula com água corrente, evitando direcionar o fluxo de água diretamente na membrana de silicone;
- Deixe secar em ar ambiente e não utilize fontes de calor para secar a válvula;
- Caso a válvula apresente muita secreção espessa, grudada em seu interior, coloque a válvula de fala imersa por 10 minutos, em um recipiente com água morna (não deve ser utilizado água fervente) com 2 gotas de detergente ou sabão neutro, após enxágue em água corrente;
- Assim que a válvula estiver seca, ela poderá ser utilizada novamente na traqueostomia.
Durante a limpeza da válvula jamais utilize produtos como água sanitária, álcool, água oxigenada, escova ou cotonete, pois a utilização desses produtos pode danificar a membrana de silicone da válvula de fala, comprometendo o seu desempenho.


