Verão amplia as chances do aparecimento da candidíase

Hábitos comuns na estação aumentam os casos da doença.

São Paulo, 04 de fevereiro de 2015 – Com a chegada do verão, aumentam os casos de uma das doenças que mais afetam a saúde feminina, a candidíase.

Trata-se de uma infecção localizada nas regiões da vulva e da vagina, causada por um fungo, em geral a Cândida Albicans. Para evitá-la, os cuidados com a higiene pessoal devem ser redobrados nesta época do ano, em que há o aumento da temperatura.

O calor causa a alteração da acidez na vagina e a redução dos bacilos de defesa da flora de proteção, facilitando a proliferação da doença.
Inchaço, cocheira, inflamação vulvar e vaginal, além de secreção esbranquiçada e densa, são os principais sintomas da candidíase. A doença tem na autocontaminação sua principal forma de contágio.

Porém, para evitar o surgimento do fungo é preciso evitar as roupas molhadas. Evitar dividir toalhas e peças íntimas, usar sabonete neutro e roupas de algodão também ajuda a prevenir o problema.

Segundo Dr. Edmund Baracat, ginecologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em condições normais, pequena quantidade deste fungo vive na região da vagina e é controlada pelo sistema imunológico. O desequilíbrio acontece quando a defesa do corpo enfraquece e o número destes micro-organismos aumenta,provocando os sintomas. “Um quadro de saúde debilitada aumenta as chances de desenvolver a doença. O uso de anticoncepcionais hormonais, calcinhas de tecidos sintéticos, absorventes diários ou biquínis molhados por muitas horas também podem desencadear o problema”, afirma Dr. Baracat.

O especialista ressalta que algumas doenças, como o diabete, pode favorecer o aparecimento da candidíase. “O uso de antibióticos para tratamento de qualquer outra doença, por exemplo, interfere na flora vaginal, podendo causar proliferação do fundo e propiciar o surgimento da candidíase, explica Dr. Baracat.

Se não tratada de forma adequada, a doença pode causar fissuras na região vulvar e facilitar a ocorrência de doenças secundárias, como infecção de urina. O tratamento é simples, mas deve ser iniciado o quanto antes. Na maioria dos casos é necessário o uso de medicação oral associada a um creme vaginal antifúngico. “É imprescindível procurar orientação médica ao sentir os primeiros sintomas, para que a infecção seja tratada, evitando, assim, possíveis complicações”, ressalta Dr. Baracat.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store