Unidade Móvel de Mamografia beneficia mulheres do Subdistrito da Mooca

Resultado da parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Instituto Se Toque, recursos da Justiça Federal e da MAN Latin America, Unidade Móvel amplia a capacidade de realização do exame para pacientes do SUS.

Graças à parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Instituto Se Toque, e aos recursos doados pela Justiça Federal (6ª Vara Criminal/SP) e pela MAN Latin America, as mulheres atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Subsdistrito da Mooca terão mais facilidade para realizar a mamografia. Por meio de um mamógrafo instalado em um caminhão, será possível aumentar as chances de diagnosticar precocemente o câncer de mama, visando à redução no número de mortes causadas pela doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2012 são estimados mais de 52 mil novos casos, com índice de mortalidade em torno de 21%.

A Unidade Móvel de Mamografia tem capacidade para fazer quatro exames por hora e contará com dois profissionais – técnico de radiologia e recepcionista – para atender pacientes dos bairros Mooca, Pari, Brás, Belém, Vila Bertioga, Vila Prudente e Água Rasa. Caso seja diagnosticada com câncer de mama, a paciente receberá seguimento necessário para tratamento da doença.

O primeiro local a recebê-la será a UBS Bertioga (Rua Farol Paulistano, 140 – São Paulo – SP), a partir do mês de abril. “A ideia é que, com o tempo, a Unidade Móvel se torne itinerante e passe por lugares movimentados dos bairros, ampliando o atendimento para além das UBSs”, afirma Dr. Mauro Borges, Superintendente de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“Fazer esta parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é fundamental, pois garante que o aumento da demanda gerada pelo Programa Colar da Vida – Programa de educação para a saúde da mulher realizado pelo Se Toque em escolas públicas e UBSs – encontre acesso rápido ao exame mamográfico na região e tratamento adequado. Esperamos que este benefício não seja só das mulheres que se encontram no grupo de risco, como também do orçamento do Sistema Único de Saúde, se conseguirmos diminuir a descoberta de casos em estágio avançado da doença, cujo tratamento é muito mais dispendioso”, declara Monica Serra, Presidente do Instituto Se Toque.

A Unidade Móvel de Mamografia será apresentada no próximo dia 23 de março (sexta-feira), às 11h, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Investidores

Justiça Federal

Recursos concedidos pela Justiça Federal (6ª Vara Criminal/SP, especializada em lavagem de dinheiro) foram destinados à preparação da estrutura e instalação da Unidade Móvel. Os R$ 400 mil possibilitaram, por exemplo, a compra do mamógrafo. “É uma satisfação a Justiça Federal poder contribuir com a comunidade e apoiar projetos sociais”, diz o Desembargador Fausto De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e Juiz da 6ª Vara Criminal na época da concessão dos valores.

MAN Latin America, Banco Volkswagen e Seguros Volkswagen.

A MAN Latin America, fabricante de caminhões e ônibus Volkswagen, investiu o caminhão modelo 13-180, que abriga a Unidade Móvel de Mamografia. O Banco Volkswagen, por meio dos Seguros Volkswagen, é o responsável pelo seguro da Unidade.

Sobre o Instituto Se Toque

Fundado em outubro de 2005 por Monica Serra, o Instituto Se Toque é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama. O Instituto utiliza a educação como instrumento de conscientização para a mudança de hábitos de vida. Oferece informações sobre a prevenção da doença nas escolas públicas por meio do Teatro Colar da Vida, dirigido às crianças; por meio de Oficinas, realizadas com os jovens; assim como de palestras para a comunidade, com o objetivo de estimular a busca pelo diagnóstico precoce. Visite o site: www.setoque.org.br.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por imigrantes de língua alemã e certificado pela Joint Commission International (JCI), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz sustenta sua vocação para cuidar das pessoas, aliando o acolhimento à precisão. Em 2008, o Hospital firmou parceria com o Ministério da Saúde e, com a assinatura do Termo de Ajuste para apoio institucional ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se uma Entidade Beneficente de Assistência Social. A partir disso, passou a gerenciar projetos ligados à gestão, pesquisa, capacitação e tecnologia em benefício da população brasileira, dentre eles o Programa Integrado de Controle ao Câncer Mamário.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store