Unidade de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta resultados positivos e promissores

Com menos de um ano de atividade, a Unidade de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no bairro da Mooca, já registra excelentes resultados em seus projetos de atendimento a pacientes do SUS: Programa Integrado de Controle ao Câncer Mamário, coordenado pela dra. Marianne Pinnoti, e Programa de Prevenção e Rastreamento de Câncer Colorretal, coordenado pela dra. Angelita Habr-Gama e dr. Joaquim Rodrigues Gama.

Com o objetivo de integrar desde a educação para a saúde até o tratamento dos casos confirmados, passando pelos processos de detecção e diagnóstico precoce, o Programa Integrado de Controle de Câncer Mamário já atendeu mais de 6 mil mulheres do Subdistrito da Mooca que estão em acompanhamento e tratamento. Durante o período, o projeto realizou cerca de 4.500 mamografias, 4.000 ultrassonografias mamárias e 132 cirurgias.

Já o Programa de Prevenção e Rastreamento de Câncer Colorretal atua com foco na ação do rastreamento por meio da busca ativa da população, também do subdistrito da Mooca, com idade entre 50 e 75 anos, realizando visitas domiciliares e sensibilização da comunidade quanto à promoção de saúde e à prevenção do câncer colorretal. O projeto pretende rastrear efetivamente 70% da população da região e, até o momento, dos 616 testes de prevenção realizados, 85 casos deram positivos e foram encaminhados para colonoscopia, 28 apresentaram doença benigna e 33 passaram por cirurgia de retirada de pólipo. Apenas 3 casos foram diagnosticados com câncer e encaminhados para cirurgia na Unidade Paraíso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Sobre a Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Em novembro de 2008, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz firmou parceria com o Ministério da Saúde e, com a assinatura do Termo de Ajuste para apoio institucional ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se uma Entidade Beneficente de Assistência Social. A partir disso, o Hospital passou a gerenciar 12 projetos ligados à gestão, pesquisa, capacitação e tecnologia em benefício da população brasileira. Para a execução de dois dos projetos – Programa Integrado de Controle ao Câncer Mamário e Programa de Prevenção e Rastreamento de Câncer Colorretal -, foi inaugurada a Unidade de Sustentabilidade Social, no bairro da Mooca, que também abriga a gestão dos demais projetos desenvolvidos.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store