Reumatismo: quem disse que é doença de idoso?

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças reumáticas têm maior prevalência em mulheres entre 30 e 40 anos, mas podem atingir pessoas de qualquer idade com certa frequência. Com sintomas facilmente perceptíveis, identificados por dores musculares e nas articulações, o reumatismo, como é popularmente conhecido, está associado a mais de 100 enfermidades, muitas delas sem causa bem definida.

Portanto, além de desmistificar que reumatismo atinge apenas pessoas mais velhas, é importante difundir que doenças reumáticas é o nome dado ao grupo de enfermidades que acometem o sistema musculoesquelético. Este sistema é composto por músculos, ossos, tendões, cartilagens, ligamentos e, principalmente, as articulações e/ou o tecido conjuntivo, que é responsável pela sustentação do corpo. Dentre as enfermidades reumáticas mais comuns, temos artrite reumatoide, febre reumática e lúpus eritematoso sistêmico (doenças autoimunes), e outras também do tecido conjuntivo, que está presente em todo o corpo, podendo manifestar-se por nefrites, artrites e miosites.

“A febre reumática é mais comum em crianças em idade escolar. Ela é causada por uma infecção estreptocócica prévia, duas ou três semanas antes do início do quadro reumático, que se caracteriza por acometimento de várias articulações e pode acometer outros órgãos, como o coração e válvulas cardíacas”, afirma dra. Patrícia Barinotti, reumatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A médica também explica a importância do tratamento individualizado e com rigoroso acompanhamento de um especialista, pois o uso indiscriminado de algumas medicações pode causar danos irreversíveis ao organismo, como alteração hepática e renal. Os exercícios físicos também são recomendados. O tratamento das doenças reumáticas pode evoluir até para cirurgias, desde que haja grave acometimento da articulação.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store