Psoríase pode aumentar riscos de doenças cardiovasculares

Dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Psoríase.

A psoríase, doença comum provocada pela inflamação da pele e caracterizada por lesões avermelhadas e que descamam, acomete cerca de 3% da população mundial, nos países nórdicos a incidência é ainda maior e atinge 5% da população. A doença é crônica, mas não é contagiosa e é controlada se diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada. No entanto, por ser um processo inflamatório, as pessoas com psoríase podem desenvolver problemas cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Infarto Agudo do Miocárdio.

Na próxima quinta-feira (29/10) é celebrado o Dia Mundial da Psoríase, que tem como objetivos alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e combater o preconceito associado à doença. De acordo com a dermatologista Juliana Nakano, médica do Núcleo de Psoríase do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o paciente tende a ter depressão provocada pela manifestação da doença. “As lesões na pele mexem com a autoestima dos pacientes, deixando-os deprimidos. É comum que o doente evite o convívio social”, afirma.

O Núcleo de Psoríase do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece atendimento multidisciplinar com médicos dermatologistas e reumatologistas, psicólogos e enfermeiros, todos especializados no diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença.

“O tratamento da psoríase é essencial para o paciente manter uma qualidade de vida satisfatória. Medicamentos tópicos, associados à hidratação adequada da pele e exposição à fototerapia (procedimento no qual a pele é cuidadosamente exposta à luz ultravioleta) costumam manter sob controle 90% dos casos, que são classificados como manifestações leves da doença”, afirma Nakano. A médica ressalta que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento menores são as comorbidades associadas à doença como artrite psoriásica, depressão e complicações cardiovasculares.

Sobre o Hospital

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa
Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br.
Tel.: (11)3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store