Presente em luvas, bexigas e camisinhas, o látex pode causar alergias graves

Hospital Alemão Oswaldo Cruz explica os sintomas e os tratamentos para a alergia a borracha.

A alergia ao látex é uma reação cada vez mais comum em clínicas, hospitais e estabelecimentos de saúde. O látex é uma seiva extraída da seringueira (Hevea brasiliensis) e que coagula na exposição ao ar. Esta seiva é usada para produção de borracha natural, encontrada em mais de 40.000 produtos industrializados.

Apesar da prevalência de sensibilização pelo látex na população geral ser menor do que 1%, ela pode chegar a 30% em grupos de risco específicos. Os principais grupos de risco para a alergia ao látex são os pacientes submetidos a múltiplas cirurgias, como os portadores de espinha bífida – má formação congênita do Sistema Nervoso Central –, os trabalhadores da área da saúde, os operários da indústria do látex e os seringueiros.

Existem dois tipos de alergias ao látex. O primeiro tipo, o mais comum, é a dermatite de contato que é desencadeada por substâncias químicas que são adicionadas ao látex na produção da borracha. Os sintomas são prurido, eritema, edema e, ocasionalmente, pequenas bolhas, principalmente nas mãos. O segundo tipo, mais raro, mas muito mais grave, é a alergia tipo anafilática. Esta é uma reação às proteínas contidas na borracha, que, quando em contato com a pele, aspirada ou ingerida, pode causar urticária de contato, conjuntivite, rinite, crises de asma e até, em casos mais graves, choque anafilático.

“A anafilaxia ao látex começou a ganhar a atenção de especialistas nos anos 80, graças à popularização do uso de luvas e preservativos, com o início da epidemia de AIDS. Desde essa época, a alergia teve progressivamente mais casos registrados” afirma o dr. Pedro Bianchi, alergista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A alergia se desenvolve, na maioria dos casos, após exposição prolongada e repetitiva ao alérgeno, que causa a reação. A urticária, por exemplo, é uma reação que aparece em 87% dos casos. “Nesse momento, é preciso interromper o uso de qualquer objeto contendo látex imediatamente”, explica a enfermeira Jeane Bronzatti, do Centro Cirúrgico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que indica ainda consulta posterior com um médico alergista ou dermatologista. Para evitar quadros mais graves, é importante estar ciente da hipersensibilidade e tomar os cuidados possíveis, já que a prevenção é muito difícil devido ao grande número de objetos, de uso cotidiano da população, que contém o látex em sua composição.

O que torna a vida do paciente alérgico ao látex mais complicada é que 30 a 40% destes também apresentam reações cruzadas com alimentos, como as frutas e legumes, e os polens, devido a similaridade entre estes vegetais. Pessoas que já possuem alergias aos alimentos e polens também têm maior chance de desenvolver alergia ao látex.

Recentemente, o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) classificou a alergia ao látex como problema de saúde pública e uma doença ocupacional. Devido a crescente incidência desse tipo de sensibilidade, a indústria já vem criando alternativas ao látex, como vinil, silicone, algodão, nitrile e poliisopreno sintético (presente na alternativa para luvas, camisinhas, entre outros produtos), fazendo crescer o mercado do latex-free. Nos Estados Unidos e em diversos países europeus o látex vem sendo retirado progressivamente do ambiente hospitalar.

O melhor manejo da alergia ao látex é a prevenção. Pacientes que sabidamente terão que realizar múltiplas cirurgias, deverão realizá-las em salas cirúrgicas látex-free. O mesmo ocorre com os pacientes alérgicos que devem evitar todos os produtos que contenham látex. Em casos específicos, como na alergia ocupacional dos profissionais da saúde, pode se tentar a dessensibilização (“perda da sensibilidade”), procedimento que tem que ser realizado por alergista.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store