O impacto da poluição sonora no aparelho auditivo

O som de muitas pessoas falando, buzinas, sirenes, barulho do metrô… A exposição diária a todos esses ruídos pode ser muito nociva ao aparelho auditivo humano. Para um melhor controle da poluição sonora, algumas grandes cidades têm critérios específicos ou mesmo programas de fiscalização, como é o caso da iniciativa paulistana – Programa de Silêncio Urbano (PSIU), que determina os níveis máximos de ruído aceitáveis em área residencial (50 decibéis durante o dia e 45 à noite) e área industrial (70 decibéis durante o dia e 60 à noite).

Além de distúrbios urbanos, essa preocupação está relacionada aos impactos que esses ruídos causam às células localizadas na parte interna do ouvido, que, uma vez lesionadas, não se regeneram e o indivíduo vai perdendo a capacidade de audição com o passar do tempo. A capacidade de ouvir é o primeiro sentido a se desenvolver durante a formação do ser humano, ainda na gestação, e é fundamental na capacidade de comunicação. A maior parte dos distúrbios de comunicação é proveniente de problemas auditivos, causados principalmente pela exposição a sons intensos.

Os prejuízos para a audição variam de acordo com o tempo de exposição e intensidade aos ruídos, e podem causar, além da perda auditiva, dor de cabeça, cansaço, elevação da pressão arterial, perda de concentração e aumento dos níveis de cortisona e colesterol no sangue.

Segundo Dr. Mario Munhoz, coordenador do Centro de Otoneurologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a melhor medida é evitar exposição intensa e prolongada a ruídos altos e muito barulho e, sempre que possível, usar abafadores de ruídos (protetores auriculares).

Curiosidades
• O decibel é a medida da intensidade sonora;
• Por ser uma relação logarítmica, pequeno aumento da quantidade de decibel significa grande aumento na pressão sonora. Por este motivo, quanto mais intenso for o som, menor o tempo de exposição. Assim, som de 80 dB permite exposição de 8 horas, ao passo que som de 100 dB permite exposição de apenas 5 minutos;
• Algumas pessoas, quando se encontram em silêncio quase absoluto, escutam um zumbido distante. Esse barulho pode ser um sinal de perda auditiva.

Data: 22/08/2017 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store