Novas perspectivas para o controle de fatores de riscos podem evitar Doenças Cardiovasculares

Hipertensão Arterial e Diabetes são os principais responsáveis pela evolução dos problemas do coração.

Este ano, o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, é marcado pela descoberta de novas evidências científicas que reforçam importantes mecanismos para a prevenção de doenças cardíacas. Dois estudos clínicos anunciados este mês mostram novas perspectivas em relação ao controle dos fatores de riscos que mais desencadeiam essas doenças, a hipertensão e o diabetes.

Uma destas análises, financiada pelo Instituto Nacional de Saúde Americano, constatou que, em pacientes hipertensos, a redução da pressão arterial para valores menores ou iguais a 120/80 mmHg (ou 12 por 8) é melhor que mantê-la abaixo dos níveis recomendados atualmente 140/90 mmHg (ou 14 por 9). No entanto, previsto para terminar em 2017, o estudo foi concluído precocemente devido a um ótimo resultado apresentado no grupo de pacientes que controlou a pressão abaixo de 120/80, comparado com o outro grupo, com redução de 25% no número de mortes e 35% os eventos cardiovasculares (AVC e insuficiência cardíaca).

Segundo o coordenador do núcleo de Hipertensão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e presidente do departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dr. Luiz Aparecido Bortolotto, é necessário aguardar os resultados definitivos do estudo para incorporar essa diretriz na prática clínica. “Essa meta mais agressiva para valores abaixo de 120/80 mmHg nos pacientes com hipertensão arterial poderia salvar mais vidas do que as metas atualmente aplicadas”, afirma Dr. Bortolotto.

Em outro estudo, publicado na revista New England Journal of Medicine, os autores constataram que uma medicação nova para diabetes, que elimina açúcar pela urina, reduziu significativamente as mortes cardiovasculares em 35%, se comparada com o tratamento padrão.

O especialista reforça ainda que, no Brasil, as duas maiores causas de morte são o acidente vascular cerebral (derrame) e o infarto do miocárdio, que podem ser prevenidas com o controle dos principais fatores de risco que contribuem para o aparecimento das doenças cardiovasculares, sendo eles a hipertensão arterial, colesterol elevado, tabagismo e diabetes mellitus, cujo controle é essencial para reduzir estas complicações.

Por isso, é fundamental consultar um cardiologista para uma detecção precoce dos fatores de risco e, assim, evitar graves complicações cardíacas, promovendo uma vida mais longa e saudável para o paciente.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa
In Press Porter Novelli
Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655carolina.motta@inpresspni.com.br.
Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323-1597alessandra.fragata@inpresspni.com.br.
Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Comunicação Institucional
Michelle Barreto – Tel.: (11) 3549-0852msbarreto@haoc.com.br.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store