Médicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz dão dicas para aproveitar o Carnaval com segurança

São Paulo, 06 de fevereiro de 2024 – Neste mês de fevereiro é comemorado uma das maiores festas do país, o Carnaval. Para se manter saudável e afastar o risco de doenças que podem comprometer a saúde, o folião precisa lembrar de cuidados básicos.Com o objetivo de ajudar a aproveitar os bailes, desfiles e bloquinhos, especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz dão dicas para curtir a festa sem descuidar da saúde. 

Previna-se de doenças infecciosas 

O infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Filipe Piastrelli, lembra que durante o Carnaval há grande aglomeração de pessoas e pode haver o compartilhamento de copos, latas e garrafas de bebidas, aumentando as chances do desenvolvimento de doenças infecciosas como a mononucleose, popularmente conhecida como Doença do Beijo, que é causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida por meio da troca entre salivas, que afeta os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo. “O ideal é que cada um tenha o seu próprio copo, para evitar a transmissão da mononucleose”, afirma. 

O médico lembra que antes de cair na folia é importante estar com a vacinação em dia, inclusive com as doses de reforço dos imunizantes contra a Covid-19 e gripe. Outro importante alerta feita pelo Dr. Piastrelli é sobre a prática sexual protegida. “O uso de preservativos não deve ser deixado de lado durante o Carnaval, eles protegem contra a transmissão de doenças como HIV e Sífilis”, lembra o infectologista. 

O infectologista também reforça os cuidados com o uso dos vasos sanitário dos banheiros públicos e químicos, pois favorecem a ocorrência de diarreias. “Evite o contato com as superfícies para utilizar o banheiro, pois o espaço apresenta bactérias e vírus eliminados pela via intestinal e podem ser transmitidos causando problemas para a saúde.”

Atenção com o uso de bebidas alcoólicas e energéticos

O cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Hélio Castello alerta para os cuidados com a saúde cardiovascular na hora de curtir o carnaval. Bebidas alcoólicas e energéticos em excesso podem alterar a pressão arterial, além de contribuir para quadros de desidratação e até mesmo a ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O médico recomenda o consumo moderado de bebida alcoólica e quem faz uso de medicação contínua deve mantê-la mesmo nos dias de festa.

“O ideal é intercalar bebida alcoólica com a água, principalmente porque o Carnaval brasileiro acontece no período mais quente do ano, favorecendo quadros de insolação e desidratação”, afirma. 

O médico diz ainda que o Carnaval pode fazer bem para a saúde do coração “dançar e pular são ações que diminuem o estresse, são atividades físicas que trazem melhorias para o corpo, principalmente para a saúde cardiovascular e as pessoas ainda se divertem”, disse. 

A saúde da pele é essencial 

Por ocorrer no verão, o Carnaval requer atenção especial com a saúde da pele. Para aproveitar a festa sem se preocupar com sequelas no corpo devido a exposição solar excessiva, a dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dra. Jade Cury, esclarece que as pessoas precisam usar filtro solar. “A maioria dos bloquinhos e lugares para pular Carnaval ocorrem em áreas descobertas. Com isso, é essencial que as pessoas apliquem protetor solar a cada três horas, inclusive em dias nublados”, esclarece. 

O uso de adereços e maquiagens para o rosto e o corpo também merecem atenção especial, para não danificar a pele. “Cada tipo de pele tem características individuais, então precisamos ter um cuidado reforçado. Muitas vezes, as pessoas não sabem a procedência dos produtos usados para colorir e enfeitar o corpo e o rosto. O ideal é procurar materiais específicos para pele, sejam tintas ou glitter, por exemplo. Além disso, ao chegar em casa é obrigatório a remoção da maquiagem com água e sabonete com PH neutro”, afirma a dermatologista.

Data: 06/02/2024 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store