Mapeamento do genoma humano para uma medicina personalizada

Hospital Alemão Oswaldo Cruz fecha parceria com empresa internacional para ferramenta de apoio à decisão médica.

Cada um de nós é único, com um organismo e uma carga genética totalmente diferente dos demais. Isto impacta na probalidade de desenvolver determinadas doenças ou nas respostas terapêuticas a medicamentos.

Buscando trazer inovação tecnológica a médicos e pacientes, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz firmou parceria com a Coimbra Genomics, empresa de Medicina Personalizada de origem portuguesa, proprietária da plataforma de software ELSIE®.

A plataforma ELSIE® é a primeira do genero e permite que médicos consultem o genoma dos seus doentes através de “perguntas genomicas” padronizadas, no contexto de consultas médicas normais. O sistema, armazenado na “nuvem”, fornece ao médico relatórios fáceis de ler e interpretar, contendo informação validada, relevante para decisões clínicas precisas e individualizadas sobre prescrição de terapias, diagnóstico e prognóstico. Trata-se da primeira solução simples, altamente escalável e completamente segura para fazer medicina personalizada.

O processo envolve a análise do sequenciamento genômico (mapeamento completo do genoma) a partir de uma amostra de sangue. Após o cadastramento no ELSIE®, o paciente e seu médico poderão acessa-lo para obter a informação solicitada. O sistema é desenvolvido para manter total sigilo das informações, pois existem duas chaves físicas, uma para o paciente e outra para o médico, evitando assim que sua carga genética seja analisada sem autorização prévia, uma vez que o sistema só funciona com ambas as chaves inseridas simultaneamente. O próximo passo é a análise médica do que se almeja saber: Propensão a câncer de mama? Risco de Alzheimer? Qual o probabilidade de resposta a determinado medicamento? Assim, o médico faz a pergunta para o ELSIE® e este retorna com respostas precisas para aquele indivíduo.

“A parceria entre a Coimbra Genomics e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz nos coloca na vanguarda na implementação da medicina personalizada, trazendo maior previsibilidade e precisão na assistência aos nossos pacientes, através do uso e disseminação do sequenciamento genômico” avalia o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Um conjunto global de alianças que envolve instituições como o Preventicum Institute for Individualized Medicine (Essen, Alemanha), o Rambam Medical Center (Haifa, Israel), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC (Portugal), a Ruppiner Kliniken (Região Berlim-Brandenburgo, Alemanha) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo, Brasil) participarão de um estudo piloto para os testes finais antes do lançamento comercial desta plataforma.

Sobre o Hospital

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa:
Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá –claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: (11) 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.
Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br– Tel.: (11) 3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store