Lancheira saudável: o que não pode faltar para um recreio saboroso e nutritivo

Nutricionista dá dicas sobre itens indispensáveis na alimentação das crianças

São Paulo, 4 de fevereiro de 2019 – As férias escolares estão chegando ao fim e é hora de preparar as crianças para o ano letivo, ajeitar seus materiais, uniformes e, claro, as lancheiras! E quando o assunto é a alimentação dos pequenos, o ideal é apostar em comidinhas saudáveis e ricos em nutrientes, além de fugir dos industrializados.

Um lanche completo deve contar com três elementos: uma porção de carboidrato, uma de proteína e uma de vitaminas. A coordenadora de nutrição do Complexo Hospitalar dos Estivadores, Deborah Rebouças, dá dicas para agradar as crianças com esses alimentos. “As frutas picadinhas costumam ser mais atrativas para elas. Maçã, banana, pera, uva, morango e manga são ótimas opções. Outra dica é apostar nos palitinhos de legumes. Cenoura, palmito e pepino são boas sugestões”.

Queijos brancos e iogurtes naturais são as proteínas mais práticas para compor a hora do recreio. “Diferente dos queijos amarelos e de iogurtes coloridos e adoçados artificialmente, essas opções (queijos brancos e iogurtes naturais) são ricas em vitaminas e tem baixo percentual de gordura e açúcares”, explica a especialista.

Colocar a mão na massa é outra sugestão para incrementar a alimentação e tornar tudo mais divertido. “Trazer a criança para os preparos é uma forma de familiariza-la com os alimentos. Com o auxílio e a supervisão de um adulto, podem ser feitos muffins de legumes com farinha integral e cupcakes com farinha de aveia, por exemplo”, conta Deborah.

Sucos integrais ou naturais e águas de coco ou aromatizadas são os substitutos perfeitos para os refrigerantes e outras bebidas cheias de calorias vazias, isto é, pobres em nutrientes e ricas em açúcares.

Higienização

Além de ficar de olho no cardápio, os adultos também precisam se atentar à higienização dos recipientes utilizados. “Os potes e garrafas devem ser lavados diariamente com água e detergente, a fim de evitar o acúmulo de restos de comida que são um prato cheio para a proliferação de bactérias”, finaliza a nutricionista.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completou 121 anos em 2018. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa
Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com)
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com)
Thaynara Dalcin (thaynara.dalcin@conteudonet.com)
Caroline Ligório (caroline.ligorio@conteudonet.com)
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com)
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com)
Tel.: 11 5056-9800

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br  – Tel.: (11) 3549-0852
Rafael Peciauskas – rpeciauskas@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0096
Rafaela Rosas – rrosas@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0131

Data: 04/02/2019

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store