Inverno aumenta probabilidade de infarto em até 30%

Frio também contribui para maior incidência de AVC

São Paulo, 21 de junho de 2018 – O Inverno, estação do ano que concentra baixas temperaturas começou hoje no Brasil. De acordo com as previsões do CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nos próximos dias, a Região Sudeste deve registrar queda nas temperaturas mínimas e máximas, devido à passagem de frentes frias, predominantes nos meses de Inverno. Em São Paulo, as mínimas devem variar entre 14°C e 13°C e as máximas não devem ultrapassar os 25°C.

De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) os índices de infarto podem aumentar em até 30% durante o Inverno, principalmente nos dias em que os termômetros registram temperaturas inferiores aos 14°C. Nesta época do ano, os registros de casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) podem crescer em até 20%.

Segundo o Dr. Hélio Castello, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, idosos, hipertensos e pessoas com doenças coronarianas pré-existentes estão mais vulneráveis aos efeitos negativos das baixas temperaturas. “Sob ação do frio, as artérias sofrem um processo de vasoconstrição, contração com diminuição transitória de seu calibre. Esse processo pode desprender placas de gordura que podem estar presentes nas artérias, podendo provocar isquemias (diminuição do fluxo de sangue e oxigênio para o tecido) e infarto”, explica o especialista.

Castello diz ainda que idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e pacientes que já apresentam diagnóstico de doenças cardiovasculares devem redobrar os cuidados durante os meses mais frios do ano. Nestes casos, é fundamental manter o uso da medicação prescrita pelo médico do paciente, manter a alimentação saudável, a prática regular de atividade física e também manter o corpo aquecido, evitando mudanças bruscas de temperatura.

Confira abaixo algumas dicas do especialista para evitar o aumento de incidência de problemas cardiovasculares durante a temporada de Inverno:

  • Manter a alimentação saudável, rica em verduras, legumes, frutas e fibras;
  • Evitar o tabagismo;
  • Controlar o peso;
  • Praticar atividade física. Nos dias mais frios, prefira horários em que as temperaturas estejam mais altas;
  • Controlar os índices glicêmicos e a pressão arterial regularmente;
  • Diminuir o estresse por meio de atividades fora da rotina;
  • Evitar contato com doenças infecciosas e submeter-se a vacinação de rotina;
  • Ter uma rotina de consulta cardiológica preventiva.

 

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completou 120 anos em 2017. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, por meio do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com).
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com).
Mayara Toni (mayara.toni@conteudonet.com).
Thaynara Dalcin (thaynara.dalcin@conteudonet.com).
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com).
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com).

Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852.
Rafael Peciauskas – rpeciauskas@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0096.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store