Instituto da Próstata do Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta com nova tecnologia de biópsia

Procedimento é realizado por fusão de imagens de ressonância magnética e ultrassom, e aumenta a precisão do diagnóstico de câncer de próstata.

O Instituto da Próstata do Hospital Alemão Oswaldo Cruz passa a contar com uma nova tecnologia de biópsia de próstata por fusão, que combina imagens de ressonância magnética com ultrassom, tornando a detecção do câncer nesta região mais eficaz, quando comparado com a biópsia guiada apenas por ultrassonografia.

Neste novo procedimento, as imagens de ressonância magnética são fundidas com as imagens de ultrassom em tempo real, criando um mapa da próstata que proporciona aos médicos identificar melhor as áreas suspeitas, aumentando a acurácia da biópsia, sem a necessidade de retirada de diversos fragmentos, obtendo assim um diagnóstico mais preciso. O teste é indicado para pacientes que tiveram o exame de sangue de PSA (Antígeno Prostático Específico) alterado, ou toque retal com suspeita, e que também tiveram alguma alteração na ressonância.

“A biópsia convencional tem de 20 a 30% de chances de ter um falso negativo. Este novo procedimento tem como potencial reduzir essa porcentagem”, comenta o Dr. José Pontes, urologista do Instituto da Próstata do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A ultrassonografia tem certa limitação para a detecção do tumor. Mas o advento da ressonância multiparamédica permitiu procurar áreas suspeitas e classificar o risco de câncer de próstata. “Outra vantagem da biópsia guiada por ressonância magnética é a detecção preferencial dos tumores que são mais agressivos”, complementa a especialista em radiologia e diagnóstico por imagem do Hospital, Dra. Cristiane Takata.

O procedimento de biópsia por fusão de imagens de ressonância magnética e ultrassom é mais uma tecnologia de ponta disponível no Instituto da Próstata, que para proporcionar as melhores condições possíveis a médicos e pacientes, conta com inovações de última geração, como o Green Laser, equipamento indicado para tratar casos de crescimento benigno da próstata, e o robô Da Vinci SI, utilizado em cirurgias robóticas, um procedimento menos invasivo, que proporciona uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store