Iniciativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz beneficia colaboradoras gestantes

Programa Gerar prepara para o autocuidado e para a nova fase com o bebê que está para chegar.

Pensando em suas colaboradoras gestantes e esposas gestantes dos colaboradores, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou o Programa Gerar. Implantada ao longo de 2011, a iniciativa prepara as mulheres para o autocuidado no decorrer dessa fase especial e também ensina como cuidar do bebê.

Além de atendimento individualizado conforme a necessidade, a gestante conta com consulta médica para avaliação de riscos e encontros mensais, em que há palestras educativas com temas como nutrição aplicada à gestação, tipos de parto, anestesia, amamentação e licença maternidade. A ideia é que as gestantes possam trocar experiências e se sentirem acolhidas. Para fortalecer a sensação de amparo, uma enfermeira obstetriz realiza monitoramento telefônico e uma central telefônica 24h está disponível para esclarecer dúvidas.

“O Gerar foi criado a partir de sugestões dos próprios colaboradores. No ano passado, tivemos 20 gestantes beneficiadas e, até o final de 2012, a expectativa é chegar a 40 gestantes”, afirma Dr. Rodrigo Bornhausen Demarch, Gerente de Qualidade de Vida e Saúde do Hospital, que tem mais de 60% do seu quadro de funcionários composto por mulheres.

Destaca-se ainda a Sala de Apoio à Amamentação, inaugurada em maio deste ano. Nela, a colaboradora que já retornou ao trabalho encontra um local aconchegante, que facilita a continuidade do aleitamento materno por meio da ordenha do leite, que será acondicionado de forma segura para ser oferecido ao seu bebê em outro momento. Também auxilia na diminuição do desconforto das mamas cheias durante o expediente de trabalho.

O Gerar faz parte de outra iniciativa abrangente: o Programa Bem-Estar, que visa à promoção da saúde do colaborador e oferece condições de conquistar qualidade de vida com orientações adequadas. Todo o conjunto de ações contempladas é gerenciado pelo Centro de Atenção à Saúde do Colaborador (CASC), que funciona no Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 2007.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store