Infecção urinária tem causas diversas, mas pode ser prevenida

Confira dicas do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de como prevenir este problema, comum em mulheres.

A infecção urinária é caracterizada por ardência na hora de urinar, dor na uretra ou na pélvis, vontade frequente de ir ao banheiro, porém com pouca eliminação de urina e urgência miccional. E uma infecção causada por bactérias e que acomete, principalmente, as mulheres por possuírem o canal da uretra curto, o que facilita a subida das bactérias à bexiga. Os homens podem apresentar infecção urinaria, principalmente, na terceira idade.

De acordo o Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite. A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli. Cuidado com a higiene pessoal é uma das medidas preventivas para evitar a infecção urinária, como a troca do absorvente com frequência durante o período menstrual. Recomenda-se também a ingestão de líquidos (2 a 3 litros por dia), urinar antes de dormir e, após relações sexuais, evitar ducha intima e nunca segurar a urina por longos períodos.

Em geral, os sintomas da infecção urinária cessam após o início de tratamento específico. É fundamental consultar um médico em caso de suspeita de infecção urinária para o melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento. O cuidado é a melhor forma de prevenção.

Fonte: Dr. Luciano Nesrallah, urologista do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store