Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza primeiras cirurgias bariátricas robóticas

Com certificação internacional, o Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital inicia procedimentos com técnica que traz mais benefícios ao paciente.

A medicina vem ampliando o uso dos robôs nos procedimentos cirúrgicos, aliando modernidade aos benefícios da técnica menos invasiva. Em 2009, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz adquiriu o robô Da Vinci S HD, primeiro da América Latina com visualização 3D em alta definição, e criou o Programa de Desenvolvimento da Cirurgia Robótica. O objetivo é promover a capacitação contínua dos médicos que compõem suas equipes, que já utilizam as técnicas cirúrgicas em procedimentos urológicos e do aparelho digestivo.

Recentemente, para dar continuidade às aplicações, o Dr. Alexandre Elias, do Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital, que possui certificação internacional concedida pela Surgical Review Corporation (SCR), iniciou os procedimentos em pacientes com problemas ligados à obesidade mórbida e a alterações metabólicas. Até o momento, foram realizadas cinco cirurgias em parceria com o Dr. Keith Kim, diretor do Metabolic Medicine and Surgery Institute do Celebration Hospital, de Orlando, nos Estados Unidos, e profissional com grande experiência na aplicação dessa técnica.

O sistema robótico fornece ao cirurgião controle intuitivo, movimentos em escala e manipulação de tecidos delicados com maior segurança e precisão, além do diagnóstico mais exato e recuperação mais rápida e menos dolorosa ao paciente. “Podemos aliar os atributos de um Centro de Excelência reconhecido internacionalmente a intervenções robóticas minimamente invasivas, que favorecem médico e paciente minimizando as chances de complicações pós operatórias como sangramentos e infecção hospitalar”, afirma Dr. Elias.

A atualização dos procedimentos com o uso de robôs na cirurgia bariátrica reforça o compromisso da Instituição em prestar serviços de ponta e atendimento integral desde a primeira consulta, passando pelo tratamento de excelência, até chegar à reabilitação e à recuperação plena. Em breve, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz pretende iniciar as cirurgias cardiológicas com o robô Da Vinci.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store