Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza primeira cirurgia robótica com tecnologia Single Port da América Latina

Procedimento minimamente invasivo, realizado pelo novo Robô Da Vinci SI, possibilita redução da lesão muscular e do tamanho da cicatriz.

O Centro Especializado em Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou a primeira cirurgia robótica da América Latina utilizando a tecnologia Single Port, mecanismo que permite que procedimentos cirúrgicos sejam realizados por um único acesso. Este diferencial é exclusivo do Da Vinci SI, novo robô adquirido pela Unidade Paulista. O equipamento oferece imagens FULL HD com resolução 1.080 pixels e permite que os acessos cirúrgicos sejam únicos e de menor extensão.

O Single Port foi usado em uma nefrectomia radical, cirurgia de retirada de um dos rins, devido a um tumor, e o acesso foi feito por meio da região umbilical, com incisão única de 2,5 centímetros. Uma cirurgia laparoscópica convencional precisa de quatro acessos de tamanhos diferentes, geralmente três deles medem 1 centímetro e um com cinco milímetros de extensão.
De acordo com o Dr. Carlo Passerotti, Coordenador do Centro Especializado em Cirurgia Robótica e detentor da maior casuística em cirurgia robótica do País, o uso do Single Port reduz a lesão muscular, o sangramento intraoperatório e o tempo de internação do paciente.

“Nesta cirurgia o sangramento foi inferior a 100 ml e o tempo de internação foi de menos de 48 horas. Em cirurgias convencionais o tempo médio de internação é de cinco dias”, afirma Passerotti. O especialista diz ainda que a realização da primeira cirurgia com Single Port abre novos horizontes para a robótica já que a tecnologia pode ser empregada em cirurgias de retirada de vesícula, em hérnias inguinais e em histerectomias.

Centro de Referência

O papel da cirurgia robótica está crescendo cada vez mais em centros de referência como o do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Com cerca de 1.600 procedimentos já realizados desde a sua inauguração em 2008, sendo 80% deles voltados para a urologia, o Centro Especializado em Cirurgia Robótica vem mantendo uma média de crescimento de 30% ao ano.
Urologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Cirurgias Digestivas e procedimentos transorais (para a retirada de tumores de boca e garganta) são as especialidades que passam a ser exploradas com maior amplitude no hospital. O Centro também é pioneiro na utilização de robô para cirurgias de tratamento de apneia do sono.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store