Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza campanha de sensibilização sobre doação de órgãos de 16 a 23/9 em São Paulo

Exposição fotográfica e palestras fazem parte da iniciativa que visa esclarecer o processo de doação de órgãos; mais de 32 mil brasileiros estão na fila do Sistema Nacional de Transplantes.

Atualmente, existem no Brasil mais de 32 mil pessoas à espera de um transplante. São adultos e crianças que sonham com a possibilidade de ganhar uma nova chance de vida, mas o número de doadores ainda é insuficiente para zerar a fila do Sistema Nacional de Transplantes. Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) revelam que as taxas de potenciais doadores, de doadores efetivos e no número de transplantes de rim, de fígado e de pâncreas, diminuíram em relação ao ano anterior. Apenas no primeiro trimestre, 43% das famílias abordadas pelas equipes dos hospitais não autorizaram a doação.

Com o intuito de esclarecer o processo de doação de órgãos e conscientizar a sociedade sobre a importância de informar aos familiares sobre o desejo de ser um doador de órgãos e tecidos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza em setembro uma campanha de sensibilização e conscientização sobre o tema. A ação faz parte das ações do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27/09.

Entre as iniciativas de mobilização do Hospital está à exposição fotográfica “Rostos de Esperança”, que será realizada de 16 e 23 de setembro, no saguão do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073, próximo ao Metrô Consolação em São Paulo. Composta por 15 painéis do fotógrafo premiado Lalo de Almeida, a exposição retrata a história de doadores e receptores de órgãos e tecidos, além de profissionais que lutam contra o tempo para realizar um transplante.

O público que visitar o Conjunto Nacional também poderá assistir às palestras com os médicos e enfermeiras que integram a equipe de transplantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os profissionais apresentarão um panorama sobre a fila de transplantes no país e também esclarecerão as principais dúvidas dos participantes sobre a doação de medula óssea, rim, fígado e córneas. Além disso, serão realizadas apresentações dos corais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do SBT.

Para o Dr. Philip Bachour, Coordenador do Transplante de Medula Óssea, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos motivos da queda das doações está relacionado ao fato das famílias não autorizarem a doação dos órgãos, mesmo que o familiar tenha manifestado este desejo em vida, por desconhecimento. “Estima-se que para cada oito potenciais doadores no país, apenas um acabe doando de fato, por isso, a importância de ampliar as ações de conscientização e de esclarecer as dúvidas em torno do processo de doação”, afirma.

O médico esclarece que a doação de órgãos como coração, pulmão, córneas, pâncreas, ossos só é realizada com a constatação de morte encefálica, isto é, quando há interrupção irreversível das atividades cerebrais do indivíduo. Em caso de doadores vivos, realiza-se a doação de órgãos, como o rim, fígado e medula óssea. Desde 1997, já foram realizados no Hospital Alemão Oswaldo Cruz mais de 700 transplantes de rim, pâncreas, fígado, ossos, córneas e medula óssea.

Programação:
16/09 – Quarta-feira às 13 horas.
Palestra sobre Transplante e Doação de Medula Óssea.
17/09 – Quinta-feira às 13 horas.
Palestra sobre Transplante e Doação de Rim.
18/09 – Sexta-feira às 13 horas.
Palestra sobre Panorama da Fila dos Transplantes no Brasil e Doação de Órgãos e Tecidos.
19/09 – Sábado às 13 horas.
Apresentação do Coral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
20/09 – Domingo às 13 horas.
Apresentação dos Corais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do SBT.
21/09 – Segunda-feira às 13 horas.
Palestra sobre Transplante e Doação de Medula Óssea.
22/09 – Terça-feira às 13 horas.
Palestra sobre Transplante de Fígado.
23/09 – Quarta-feira às 13 horas.
Palestra sobre Transplante de Córneas, Transplante Ósseo e Doação de Órgãos e Tecidos.

Serviço
Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Exposição “Rostos de Esperança”.
Data: de 16 a 23 de setembro.
Horário: das 9 às 19 horas.
Local: Conjunto Nacional – Saguão.
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Próximo ao Metrô Consolação – São Paulo (SP).
Entrada gratuita!

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.
www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Sobre o fotógrafo Lalo de Almeida

Lalo de Almeida estudou fotografia no Instituto Europeo di Design em Milão na Itália, onde trabalhou para agência Grazia Neri, realizando a cobertura fotográfica de assuntos nacionais e internacionais, como a guerra na Bósnia. De volta para o Brasil trabalhou no jornal Estado de S. Paulo, revista Veja e jornal Folha de S. Paulo. Por meio do trabalho de fotografia documental, como projeto “O Homem e a Terra” sobre as populações tradicionais brasileiras, recebeu o Prêmio Máximo da I Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba em 1996. Em 2003, também foi indicado ao Internationaler Preis Fur Jungen Bildjournalismus na Alemanha, e ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel em 2007.

Saiba em  Lalo de Almeida.

Informações para a imprensa
In Press Porter Novelli
Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323-1597alessandra.fragata@inpresspni.com.br.
Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser –giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Comunicação Institucional
Michelle Barreto – Tel.: (11) 3549-0852giuliana.gregori@inpresspni.com.br.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store