Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove simpósio no 21º Congresso Mundial de Cirurgia da Obesidade & Distúrbios Metabólicos

Conhecido como IFSO 2016, evento no Rio de Janeiro reúne especialistas do mundo inteiro para discutir sobre a cirurgia e suas vertentes e tem como presidente o coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital, Dr. Ricardo Cohen.

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro acontece, no Rio de Janeiro, o 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade & Distúrbios Metabólicos (IFSO), na sigla em inglês, International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders). O evento é presidido pelo Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que já realizou mais de 6.000 cirurgias e é líder em pesquisas pioneiras, que comprovam a eficácia da cirurgia gastrointestinal para tratar diabetes tipo 2 em pacientes que não sofrem de obesidade mórbida.

Na sexta-feira, 29 de setembro, das 15h30 às 17 horas, o Hospital promove, no Leme Hall, um simpósio com os especialistas de seu Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, primeiro centro a oferecer tratamento integrado e interdisciplinar na América Latina, onde atuam especialistas de renome internacional. O tema foco deste ciclo de palestras será a integração da cirurgia metabólica no tratamento do diabetes tipo 2 e terá a moderação do Dr. Ricardo Cohen.

Entre os palestrantes estão: Francesco Rubino (Reino Unido), que falará sobre as recomendações internacionais de cirurgias para tratar o diabetes tipo 2 e essa mudança de visão indica o procedimento como tratamento da doença; a endocrinologista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital, Dra. Livia Porto, abordará os critérios atuais de elegibilidade do paciente para a cirurgia metabólica e a importância de uma revisão dessas indicações, além da avaliação do paciente que realmente pode se beneficiar do procedimento cirúrgico, não considerando apenas o IMC (Índice de Massa Corpórea); David Cummings (EUA) apresentará os efeitos da cirurgia bariátrica/metabólica; o Prof. Carel Le Roux (Irlanda) promoverá a discussão sobre todos os estudos e suas evidências, que já concretizam a cirurgia metabólica como indicação de tratamento para os diabéticos tipo 2 e que comprovam seus benefícios, principalmente, os que já apresentam complicações macro e micro vasculares.

Já a endocrinologista Fernanda Lemos, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, falará sobre a relevância do papel deste especialista na promoção da mudança nos hábitos alimentares de pacientes que passaram pela cirurgia metabólica, garantindo assim o sucesso do procedimento cirúrgico.

Além do Simpósio Satélite, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz também terá um estande no IFSO-2016, onde uma equipe de enfermeiros e nutricionistas realizarão a avaliação de hemoglobina glicada, exame para diagnóstico e acompanhamento de diabetes e que mede a concentração de glicose no sangue.

Especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz também participam do congresso internacional

Outros especialistas do Centro Especializado em Obesidades do Hospital irão apresentar palestras durante os cinco dias de evento. Entre eles estão a endocrinologista Dra. Tarissa Petry, que participa do Simpósio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)/IFSO; o psiquiatra Dr. Adriano Segal, que participa de outra sessão sobre a integração da cirurgia bariátrica e os cuidados metabólicos e o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Pedro Paulo de Paris Caravatto,também debaterá estudos da cirurgia metabólica.
Durante o pré-congresso, que acontece no dia 28, o Dr. Sérgio Roll, Coordenador do Centro Especializado em Hérnia do Hospital, dirige o curso “Hérnias difíceis e obesidade severa” e o Dr. Adriano Segal ainda participa da aula sobre “Apoio bariátrico integrado e trans disciplinar”.

Programação:

Simpósio Satélite Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Integrando a Cirurgia Metabólica ao tratamento do diabetes tipo 2

16h – Discurso de abertura e moderação:

Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e presidente do 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas.

Doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro de diversas sociedades de cirurgia reconhecidas internacionalmente. Presidente do 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas.

16h05 –Mudando a visão do tratamento do diabetes tipo 2: DSS II:

Dr. Francesco Rubino (Reino Unido), reconhecido internacionalmente como um dos líderes mundiais na pesquisa, ensino e prática da cirurgia metabólica e perda de peso. Residência em cirurgia geral pela Catholic University / Policlinico Gemelli em Roma, na Itália. Especialização em cirurgia laparoscópica pela European Institute of Telesurgery em Strasbourg, na França; Mount Sinai Medical Center, em New York e and Cleveland Clinic. Profº. Rubino recebeu inúmeros prêmios, realizou centenas de palestras pelo mundo e é autor de mais de 100 artigos em revistas, jornais e livros. Um dos co-organizadores da Diabetes Surgery Summit, em Roma, 2007, primeira conferência a estabelecer recomendações sobre cirurgias gastrointestinais para tratar o diabetes tipo 2.

Por vários anos consecutivos foi selecionado pela US News & World Report e pela Castle Connolly como um dos “Melhores Médicos da América” ??e foi selecionado pela Crain’s NY Business como um notável “40 dos 40”, que reconhece jovens estrelas em ascensão nas indústrias da saúde, negócios, sem fins lucrativos e de entretenimento.

16h20 – Como selecionar o paciente ideal para a cirurgia?

Dra. Livia Porto, graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência em clínica médica e em endocrinologia e metabologia pela Santa Casa de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Faz parte do corpo clínico do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Santa Casa de São Paulo.

16h30 – Como as cirurgias funcionam?

Prof. Dr. David Cummings (EUA), Professor de medicina na Divisão de Metabolismo, Endocrinologia e Nutrição da Universidade de Washington. Obteve seu diploma de medicina da Harvard Medical School e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Recebeu do residential Early Career Award for Scientists and Engineers – o maior prêmio conferido pelo governo dos EUA para pesquisadores independentes em fase inicial da carreira. O atual foco principal de sua pesquisa é elucidar os mecanismos endócrinos mediando os profundos efeitos da cirurgia bariátrica/metabólica em diabetes e peso corporal, bem como determinar o papel da cirurgia para diabetes, através de ensaios clínicos randomizados.

16h45 – O cirurgião opera minha barriga ou meu cérebro?

Dra. Fernanda Melo, médica do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, formada pela Faculdade de Medicina da USP, em 1989. Residência de Clínica Médica e Complementação Especializada em Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Mestrado em Medicina, Ciências da Saúde, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Vaz Arruda, com a dissertação: “Ensino Médico: Avaliação do aprendizado do manejo da contratransferência na doença crônica (Diabetes Mellitus como modelo)”, concluído em 2004. Título de especialista em Endocrinologia e Metabologia em 1994. Título de especialista em Nutrologia em 2012.

17h – Ensaios clínicos randomizados: o suficiente ou precisamos de mais dados?

Prof. Dr. Carel Le Roux (Irlanda), formou-se na escola de medicina da Pretoria South Africa. Completou sua especialização em medicina metabólica no St Bartholomew’s Hospitals e na Hammersmith Hospitals, com PhD pela Imperial College London. Mudou-se para a University College Dublin, onde ocupou a cadeira de coordenação da patologia e atualmente, é codiretor do grupo de medicina metabólica. Previamente, já recebeu os prêmios President of Ireland Young Researcher Award (PIYRA), Clinician Scientist Award do Insitutito Nacional de Saúde do Reino Unido e o Wellcome Trust Clinical Research Fellowship por seu trabalho sobre como o estômago conversa com o cérebro.

Serviço:

Hospital Alemão Oswaldo Cruz no 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos – IFSO 2016
Data: de 28 de setembro a 01 de outubro de 2016.
Local: Windsor Barra Hotel e Congressos.
Endereço: Av. Lucio Costa, 2630 – Barra da Tijuca.

Simpósio Satélite do Hospital Alemão Oswaldo Cruz:
Data: 29/09/16.
Horário: das 15h30 às 17h.
Localização: estande – Leme Hall.
Acesse a programação em: http://www.ifso2016.com/.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852.
Rafael Peciauskas –rpeciaukas@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0096.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store