Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove Simpósio de Cardio-oncologia

São Paulo, 03 de setembro de 2018 – Mundialmente 8,8 milhões de pessoas morrem por ano em consequência do câncer, segunda causa de morte no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares que matam 17,5 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. No dia 10 de outubro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do Simpósio Cardio-oncologia discutirá a relação entre as duas doenças.

Os avanços terapêuticos oncológicos podem ocasionar problemas cardíacos que o paciente desenvolve após o início do tratamento do tumor, ou agravar doenças do coração já manifestadas. Portanto, tanto a área de cardiologia, quanto a área de oncologia atuam conjuntamente para o tratamento efetivo do paciente e redução dos efeitos adversos cardiovasculares.

Com direção do coordenador clínico da Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ariel Galapo Kann, do oncologista Cheng Tzu Yen e dos cardiologistas Fabio de Cerqueira Lario e Rafael Amorim Belo Nunes, o Simpósio de Cardio-oncologia irá apresentar, por meio de estudos clínicos, de que forma se dá a relação entre as doenças.

O Dr. Rodrigo Hanriot, coordenador da Radioterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, falará sobre doença cardiovascular induzida por radioterapia. A Dra. Monica Samuel Avila, cardiologista com especialidade em transplante de coração, abordará a cardiotoxicidade induzida por antracíclicos. A Dra. Ariane Vieira Scarlatelli Macedo, cardiologista com especialidade em cardio-oncologia, apresentará a temática cardiotoxicidade induzida por drogas não-antracíclicas. O Dr. Germano Conceição Souza, cardiologista do Hospital com especialidade em transplante, falará sobre o manejo de complicações vasculares relacionadas ao tratamento oncológico: trombose e hipertensão.

Ao final do evento, os profissionais indicarão direções e perspectivas, explicarão o papel do cardiologista na prevenção de cardiotoxicidade relacionada ao tratamento oncológico e apresentarão o Protocolo de Cardio-oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz aos oncologistas, clínicos, cardiologistas, cirurgiões cardíacos, radiologistas e residentes que se inscreverem pelo e-mail iecs@haoc.com.br.

Serviço:
Simpósio de Cardio-oncologia

Data: 10 de outubro
Horário: das 18h às 21h
Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Rua Treze de Maio, nº 1.815 – Bela Vista – 5º andar – Torre B
Programação: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/educacao-ciencia/educacao/cursos-eventos/simposio-cardio-oncologia/

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completou 121 anos em 2018. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação

Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com)
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com)
Thaynara Dalcin (thaynara.dalcin@conteudonet.com)
Caroline Ligório (caroline.ligorio@conteudonet.com)
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com)
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com)

Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852
Rafael Peciauskas – rpeciauskas@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0096

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store