Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove Programa de Estímulo à Atenção e à Memória

Com atividades interativas, Programa auxilia na promoção dos processos de retenção de informação.

Pequenos esquecimentos, como o local onde o carro foi estacionado ou a última vez que o cartão de crédito foi utilizado, são exemplos de falhas de memória que estão se tornando cada vez mais frequente. Pensando nisso, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou o Programa de Estímulo à Atenção e à Memória com o objetivo de melhorar a vida diária dos participantes, e contribuir com o desempenho de novas habilidades cognitivas para facilitar pensamentos e produzir sentimentos e emoções positivas. O Programa, indicado para pessoas acima de 30 anos e estruturado a partir de uma série de encontros, abre inscrições para a nova turma em fevereiro, com duração de cinco meses.

Os grupos são compostos de, no máximo, 15 participantes. Contam com atividades interativas e lúdicas, como Treinamento de Cozinha Experimental para inserir na alimentação alimentos que favoreçam o funcionamento cerebral, Técnica de Respiração para minimizar a Ansiedade, técnica de Higiene do Sono e Olimpíada de SUDOKU, e passam por avaliação, relatório de avaliação e reavaliação da memória. As técnicas de percepção, concentração, aprendizagem e lógica ajudam os alunos no entendimento de possíveis dificuldades de atenção e memória, ao mesmo tempo em que auxiliam no diagnóstico feito pelos médicos e neuropsicólogos.

Exercícios para a memória no momento da leitura

Concentração: quando estamos lendo um texto, muitas vezes temos de retomar o parágrafo seguinte, pois percebemos que estamos lendo, mas não estamos compreendendo. Neste momento, podemos analisar se não estamos com excesso de estímulos interferentes ao redor, pois estes podem prejudicar a concentração da leitura.

Ambiente tranquilo: para a leitura de um documento importante, dirija-se a um ambiente em que não há interferências (não há televisão ligada, o telefone não toca incessantemente e sem pessoas falando ao redor). Mantenha a postura correta na cadeira, para que o incômodo provocado pela má postura não o deixe irrequieto e atrapalhe a compreensão do texto.

Absorvendo a informação mais importante: use uma folha de papel em branco para tampar as linhas que você ainda não está lendo, ou seja, visualize uma linha por vez e tente marcar, com uma caneta marca texto, pelo menos duas palavras importantes de cada parágrafo e depois releia as palavras grifadas para absorver melhor a informação.

Serviço

“Programa de Estímulo à Atenção e à Memória”

Inscrições: até 27 de fevereiro de 2012.
Início: 1º de Março de 2012.
Horário: Quintas-feiras das 14h às 15h40 ou 16h às 17h40.
Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, 5º andar – Bloco D.
Endereço: Rua João Julião, 331.
Inscrições: (11) 3549-1000.
Valor do investimento: R$ 300,00 de inscrição e mais 5 parcelas de R$ 300,00. Inclusos 20 semanas de Programa de Estimulação + Relatório de Avaliação de Memória inicial e final.
Vagas limitadas!

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store