Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove debate sobre a qualidade de vida na terceira idade

A discussão será aberta ao público e abordará questões bioéticas.

A expectativa de vida no Brasil é cada vez mais alta. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que a perspectiva de vida da população do país passou de 62,5 anos, em 1980, para 74,6 anos no último censo. Com o intuito de discutir as melhores práticas para promover mais qualidade de vida na longevidade, a Diretoria Clínica, o Instituto de Educação e Ciências em Saúde e a Comissão de Bioética (CoBi) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizarão um debate aberto ao público, no dia 11 de abril, às 18h, sobre temas que qualidade de vida, atividades profissionais, rendimentos na aposentadoria, lazer e sexualidade na terceira idade. A discussão será liderada pela Dra. Janice Caron Nazareth, cardiologista, gerontóloga e coordenadora da CoBi do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Com o tema ‘’Qualidade de vida na terceira idade’’, o debate será baseado na íntegra do filme ‘’E se vivêssemos todos juntos?’, dirigido por Stéphane Robelin. O filme conta a história de cinco amigos ligados por uma forte amizade que já dura há mais de 40 anos, que com a chegada da velhice, se recusam a ir para uma casa de repouso e optam por viver juntos. Na ocasião, a psicoterapeuta e coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, Carmita H. N. Abdo, abordará a importância dos relacionamentos nesta idade.

Já a gerontóloga e doutora em Serviço Social, Atuação no Núcleo de Cuidados Paliativos e no Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar – Geriatria HC – FMUSP, Letícia Andrade, explicará as alternativas para chegar à terceira idade com qualidade de vida. Para envelhecer bem, é necessário que a pessoa mantenha a prática de atividades de lazer e a produtividade pelo maior tempo possível.

Serviço:

Questões Bioética em debate: Qualidade de vida na terceira idade.
Data: 11 de abril de 2014.
Horário: 18h.
Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Bloco E – Auditório – 1º Subsolo.
Endereço: Rua João Julião, 331 – Bela Vista.
Entrada Gratuita!

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Doenças Circulatórias, Digestivas, Osteomusculares e Oncológicas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital que possui uma das maiores casuísticas do país concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store