Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove ação de conscientização sobre prevenção de câncer do intestino

Conhecido também como câncer colorretal, a doença tem grandes chances de cura se descoberta no início.

De 03 a 10 de novembro, profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (ABRAPRECI), estarão no estacionamento do Extra Hipermercados, no bairro da Mooca, na Zona Leste da capital paulista, para oferecer orientações gratuitas sobre fatores de risco, prevenção e tratamento de doenças intestinais e principalmente o câncer de intestino ou colorretal.

Além de tirar dúvidas e ouvir explicações sobre estas enfermidades, os visitantes poderão ainda caminhar por uma réplica de intestino grosso que, com 20 metros de diâmetro, expõe lesões, inflamações e tipos de tumores.

A doença

O câncer de intestino, ou colorretal, é um tumor maligno que se origina no intestino grosso, incluindo o colón e o reto. O primeiro indício da enfermidade é o aparecimento de pequenas verrugas, chamadas de pólipos (lesões nodulares que se instalam na parede do intestino) e que, normalmente, podem ser detectados por exames de colonoscopia ou ainda em exames mais simples, como o de fezes, que irá demonstrar a presença do sangue oculto nas secreções.

Como a maioria dos cânceres, quando descoberto nos estágios iniciais, a chance de cura significativa, mas hoje, infelizmente, o câncer de intestino ocupa o 5º lugar em causas de morte por cânceres no Brasil. De acordo com estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a expectativa é de que, só em 2010, o número de novos casos totalize 28 mil.

Esta iniciativa de conscientização está intimamente ligada à missão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de cuidar das pessoas, com foco na cadeia integral de saúde, desde a prevenção, até o tratamento e acompanhamento do paciente. A campanha de prevenção do câncer colorretal integra o conjunto de projetos de Sustentabilidade Social da Instituição, que faz o rastreamento da doença e prevê o mapeamento da população com mais de 50 anos do subdistrito da Mooca.

Os projetos “Programa de Prevenção e Rastreamento do Câncer Colorretal” e “Programa Integrado de Controle ao Câncer Mamário” são sediados na Unidade de Sustentabilidade Social do Hospital, no bairro da Mooca, que também abriga a superintendência de Sustentabilidade Social da Instituição.

Serviço
Espaço Prevenção do Câncer de Intestino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Data: de 03 a 10 novembro de 2010.
Horário: 10h às 20h.
Local: estacionamento do Extra Hipermercados Mooca – Rua Javari, 400.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store