Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove ação antitabaco

No próximo dia 31 de maio, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza evento gratuito em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. Os visitantes poderão aferir o índice de monóxido de carbono nos pulmões e receberão orientações da equipe do Centro de Tratamento de Tabagismo sobre os danos causados à saúde e as opções de programas para aqueles que desejam largar a dependência do fumo.

O Centro conta com equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas e psicólogas que apoiam o paciente a eliminar o hábito de fumar. “Para mudar um comportamento que se repete tantas vezes por dia e que, muitas vezes, prossegue por décadas, é importante que os fumantes sejam chamados à reflexão. É preciso que tomem consciência de que não fumam porque têm prazer, mas porque são dependentes da nicotina. E que pensem no risco enorme de desenvolver doenças incapacitantes e letais, alterações cerebrais e comportamentais. Consideramos o tabagismo como uma doença crônica. Assim, não focamos na ‘falta’ de força de vontade como fator de insucesso, mas na conscientização do fumante sobre sua real condição”, afirma o pneumologista e coordenador do Centro, Dr. Ciro Kirchenchtejn.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA, o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer. No Brasil, a cada ano, é estimado que 200 mil pessoas morrem precocemente por doenças causadas pelo tabagismo. No contexto mundial, os dados não são menos assustadores. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. De acordo com levantamento de dados feito pela OMS, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas são fumantes, sendo aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da feminina.

Serviço
Evento Antitabagismo
Data: 31 de maio de 2012 (quinta-feira).
Horário: das 10h às 16h.
Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Endereço: Rua 13 de Maio, 1815 – Bloco B – Térreo – Paraíso.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store