São Paulo, 16 de novembro de 2022 – A Volkswagen do Brasil é a mais nova parceira do Saúde Integral, programa de saúde corporativa desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A iniciativa irá beneficiar cerca de 13 mil colaboradores da empresa, que passam a contar com o serviço nos ambulatórios médicos nas quatro plantas da fabricante no Brasil: São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo; Taubaté e São Carlos no Interior do Estado, e São José dos Pinhais, no Paraná.
O Saúde Integral é um programa de gestão de saúde corporativa e populacional focado na atenção primária e na coordenação do cuidado do paciente. A nova parceria tem como objetivo dar continuidade e aprimorar os atuais projetos de qualidade de vida dos colaboradores, permitindo proximidade das equipes médicas internas nas linhas de cuidado disponíveis, contribuindo também na gestão dos planos de saúde.
O Programa leva o Ambulatório de Atenção Primária do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para dentro das corporações. O time é composto por médicos da atenção primária, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes multiprofissionais, que atuam na promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas.
Com a centralização do atendimento no nível da atenção primária com médicos de família apoiados por uma equipe interdisciplinar, o Saúde Integral contempla ainda o acompanhamento do paciente em todo o ciclo de cuidado, da prevenção e promoção à saúde até a reabilitação. “Com esse entendimento, o programa colabora para um uso mais racional e efetivo do sistema de saúde”, pontua Dr. Leonardo Piovesan, gerente médico do Saúde Integral.
Para atender os colaboradores das quatro plantas da Volkswagen no Brasil o Hospital terá uma equipe de 120 profissionais nas unidades da empresa. “Vamos aprimorar o plano de cuidado individualizado para cada colaborador. Ficamos muito felizes em poder apoiar a Volkswagen na prevenção, diagnóstico e cuidado integrado da sua população”, diz Piovesan.
“Dentro da Volkswagen a saúde é prioridade absoluta. Com o programa Saúde Integral somado ao nosso Viva Bem Volkswagen conseguiremos ficar ainda mais próximo a nossas pessoas, ajudando-as de forma cada vez mais assertiva. Este projeto soma-se às iniciativas já realizadas pela Nossa Volkswagen nos temas de Saúde Física e Saúde Mental”, declara Douglas Pereira, vice-presidente de RH da Volkswagen. “Perseguimos uma visão cada vez mais abrangente e integrada para o cuidado da saúde das nossas pessoas. Aprimoramos com esta nova parceria a conexão entre Saúde Ocupacional e Assistencial”, pontua.
Modelo de cuidado premiado pelo Global Healthy Workplace Awards
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz aplica o modelo em sua população, cerca de 3,6 mil colaboradores, há mais de 10 anos e já alcançou resultados expressivos em importantes indicadores de saúde, como a redução de 30% de risco cardiovascular. Além de propor a melhora da saúde e qualidade de vida aos beneficiários, a instituição conseguiu reduzir em 24% o custo com planos de saúde, e entre 2012 e 2015, conseguiu evitar os reajustes dos planos, gerando uma economia estimada de até R$ 25 milhões.
A experiência bem-sucedida do Saúde Integral foi premiada 2018 com o Global Healthy Workplace Awards, o mais importante prêmio em saúde e bem-estar populacional no mundo, e no ano passado, o programa passou a atuar como uma unidade de negócios, atendendo empresas de diversos setores que somam hoje cerca de 35 mil vidas.
Sobre a Volkswagen do Brasil
Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 69 anos, a Volkswagen é a maior produtora de automóveis do Brasil, com mais de 24 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história, ultrapassando a marca de quatro milhões de carros embarcados. Com capacidade para desenvolver e produzir veículos de forma completa, seus produtos se destacam pela segurança, tecnologia e design, como o novo Polo, Virtus, Taos, Nivus e T-Cross, estes últimos modelos juntos alcançaram a liderança no segmento SUVs compactos no mercado brasileiro em 2021. No Brasil, a empresa possui quatro fábricas e um centro de distribuição de peças e acessórios, além de cerca de 500 concessionárias. Em constante evolução tecnológica, a empresa investe permanentemente na mobilidade sustentável, na conectividade e na digitalização como temas estratégicos para o futuro.