Hospital Alemão Oswaldo Cruz na Luta Contra o Câncer de Próstata

Sete novos casos da doença surgem a cada hora. Consulta ao urologista deve fazer parte da rotina dos homens.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais prevalente (excluindo o câncer de pele não-melanoma) e o segundo em número de mortes entre os homens nos países ocidentais. Estima-se que a doença registre 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos surgem a cada hora. Estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia em sete capitais brasileiras e no Distrito Federal atesta que 51% dos homens com mais de 35 anos nunca consultou um médico urologista. Diante deste cenário, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa do Novembro Azul, mês em que todo o país desenvolve ações de alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o Dr. Luciano Nesrallah, coordenador do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade, já que aproximadamente três quartos do número de casos no mundo acometem homens acima dos 65 anos de idade.

Por isso, segundo o especialista, a partir dos 50 anos é fundamental que os homens consultem um urologista para exames de prevenção da doença. Pessoas de origem negra e com casos de câncer na família devem iniciar os exames preventivos cinco anos antes dos demais, aos 45 anos de idade. “Homens cujos irmãos ou pai tiveram câncer de próstata aumentam em duas vezes as chances de desenvolverem a doença. Já aqueles que têm dois ou mais parentes com câncer de próstata aumentam em dez vezes os riscos de também desenvolverem este tipo de câncer”, afirma Nesrallah.

Alguns dos tumores de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, no entanto, se desenvolve lentamente, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. “O câncer de próstata é assintomático e não ameaça a saúde geral do homem. A detecção precoce é importante para que o diagnóstico ocorra na fase inicial da doença. Se diagnosticado nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%”, afirma o especialista.

O diagnóstico precoce é importante, pois a eficácia do tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor. Os tratamentos indicados em pacientes com doença em fase inicial são: a cirurgia, que consiste na remoção total da próstata e a radioterapia. A hormonoterapia e uso de medicamentos para amenizar os sintomas são utilizados nas fases mais avançadas da doença.

Como diagnosticar

O diagnóstico do câncer de próstata é realizado através do exame clínico (toque retal) associado ao exame da dosagem do antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) no sangue. Nos casos suspeitos, é indicada a realização da biópsia prostática. O Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece o que há de mais moderno e eficaz em termos de medicina diagnóstica e dispõe de tratamento multidisciplinar onde o paciente conta com médicos urologistas, oncologistas, infectologistas, além de equipes de enfermagem, nutrição e psicólogos.

Sobre o Hospital

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde. Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa:

Conteúdo Comunicação

Maria Teresa Moraes – mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda – alessandra.miranda@conteudonet.com.
Roberta Montanari – robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: (11) 5056-9817 / 5056-9800 / 99575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store