Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança publicação que orienta sobre a implantação de modelo assistencial diferenciado

Livro traz diretrizes para adoção de um modelo assistencial individualizado, importante diferencial pelo qual o Hospital é reconhecido.

Em setembro, mês em que comemora 117 anos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança a versão em português do livro A Prática do Primary Nursing, de Marie Manthey, que traz o histórico e a base para condução da assistência baseada no relacionamento e na integração. O modelo propõe desenvolver mecanismos para fortalecer o vínculo entre profissionais, pacientes e familiares que se encontram em atendimento no ambiente hospitalar. O livro tem o objetivo de reforçar esse modelo assistencial, para que profissionais da área da saúde possam utilizar desses métodos, continuando a prática de um “atendimento acolhedor”.

A Superintendente Assistencial do Hospital, Fátima Silvana Furtado Gerolin, foi responsável pela coordenação e revisão do livro, em conjunto com Lore Cecília Marx, que anteriormente, em 1976, assumiu a Gerência de Enfermagem da Instituição. A obra apresenta toda a estratégia para instruir equipes de Enfermagem, além de alunos do curso de graduação na área. “No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, acreditamos que é importante não só aplicar os preceitos aprendidos na academia sobre a prática profissional, mas também utilizar um método de trabalho que valorize e respeite o ser humano em momentos de fragilidade”, explica Fátima. A Superintendente acrescenta que “essa publicação servirá como um guia para orientar esses profissionais a adotarem premissas que colocam o paciente e sua família como centro do cuidado, visando a saúde integral do mesmo”.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz já possui um modelo diferenciado, individualizado e acolhedor que visa sempre o bem-estar dos pacientes, colaboradores, acompanhantes, médicos e serviços, valorizando o atendimento integral e individualizado. A prática assistencial adotada pelo Hospital tem grande destaque entre as instituições de saúde de referência no Brasil e no mundo. “Aqui, por exemplo, os profissionais que atuam na área da saúde são incentivados a valorizar e atender as necessidades do paciente e da família. Acreditamos que o bem-estar integral interfere na recuperação dos nossos pacientes”, conclui Fátima.

Lançamento – A Prática do Primary Nursing, de Marie Manthey
Data: 03 de setembro de 2014.
Horário: 17h.
Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Rua João Julião, 331- Auditório Bloco E – 1º subsolo.
Coordenação/Revisão Técnica: Fátima Silvana Furtado Gerolin e Lore Cecília Marx.
Editora: Atheneu.
Preço (médio): R$ 49,00.
Número de páginas: 164.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Doenças Circulatórias, Doenças Digestivas, Ortopedia e Traumatologia. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store