Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura prédio com investimento de R$ 240 mi

Bloco E acrescenta 29.500 mil m² à Unidade Paulista e foi construído com padrões rigorosos de sustentabilidade.

Com investimento de R$ 240 milhões, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz conclui em dezembro as obras de seu novo prédio, o Bloco E. A instalação acrescenta 29.500 mil m² de área construída à Unidade Paulista, que contará com total de 96 mil m² no bairro do Paraíso, próximo à Avenida Paulista, região sul de São Paulo.

O projeto de ampliação reflete o compromisso do Hospital com a melhoria contínua, oferecendo aos pacientes atendimento de acordo com padrões internacionais de qualidade e segurança. “A Instituição investe permanentemente no desenvolvimento de sua estrutura e seus equipamentos. Além disso, teremos o desafio de ampliar o quadro de profissionais para acompanhar este crescimento, apostando na valorização e capacitação de nosso capital humano”, destaca José Henrique do Prado Fay, Superintendente Executivo do Hospital.

Bloco E em números

O Bloco E possui 25 pavimentos, com subsolos e 16 andares – destes, 11 são destinados à internação. “A ideia é que toda internação fique abrigada em novas instalações, unificando o padrão de conforto, dimensões e tecnologia disponíveis”, afirma Fay. De acordo com o Superintendente, o processo de mudança incluiu a desativação de alguns quartos para que o espaço fosse usado nas interligações entre os prédios. Dessa forma, o número total de leitos do Hospital sobe de 255 para 351, sendo que na UTI a ampliação vai de 34 para 44 leitos.

Outros dois andares contarão com leitos equipados para atendimento semi-intensivo. “Os ambientes foram planejados e testados durante um ano, para que resultassem em espaços seguros e agradáveis, alinhados ao modelo assistencial Relationship-Based Care (RBC ou Cuidado Baseado no Relacionamento). Pensamos em detalhes para garantir qualidade de atendimento ao paciente, e condições de trabalho adequadas para quem o assiste”, explica.

No novo prédio, o Centro Cirúrgico ganhará salas de alta complexidade. Com isso, o Hospital passará a ter 22 salas cirúrgicas. O prédio terá ainda um auditório com 200 lugares e cinco subsolos de garagem, acrescentando 284 novas vagas à unidade. Além disso, há um andar técnico que abriga em seu espaço equipamentos de infraestrutura, facilitando sua manutenção.

Certificação

Seguindo a estratégia de crescimento sustentável do Hospital, o novo edifício foi construído de acordo com rigorosos critérios ambientais estabelecidos pela LEED™ (Leadership in Energy and Environmental Design).  O objetivo é obter a certificação e ser referência nesse tipo de construção no Brasil.

Alguns requisitos essenciais foram cumpridos, desde a escolha apropriada do terreno e local de construção até a gestão de resíduos da obra. Além disso, houve uso racional no consumo de água, otimização da eficiência energética, proibição do uso de CFC, uso de energia renovável, madeira certificada e plano de controle da qualidade do ar.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store