Hospital Alemão Oswaldo Cruz implementa projeto de Business Intelligence

Melhoria na performance da análise de indicadores e ampliação do cruzamento de dados permite mais eficiência na gestão hospitalar.

Um dos grandes desafios para a gestão hospitalar é garantir a excelência no atendimento, atendendo aos padrões de qualidade internacional. Neste contexto, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, inicia a implantação de seu projeto de Business Intelligence (BI) para melhorar a performance das análises, possibilitando ampliar os cruzamentos de dados da Instituição.

O projeto faz parte da estratégia de negócios da Instituição para 2014 e envolve a análise dos perfis dos pacientes, médicos e especialidades, com informações de caráter financeiro. A partir do próximo ano, serão incorporados indicadores específicos da qualidade assistencial.

Desde o início do projeto, a principal vantagem é a economia de tempo, que está sendo obtida não só na validação do banco de dados, como também nas análises, na criação de painéis e na curva de aprendizado dos usuários. Em dois meses, começaram a ser feitas as primeiras entregas de informações. Outro ganho adicional foi a redução da necessidade de recorrer ao pessoal de TI para fazer as customizações. “Hoje dependemos muito menos da TI para estruturar as análises do jeito que queremos”, explica Valéria Cunha Rodrigues, Supervisora de Inteligência Hospitalar da Instituição.

A ferramenta escolhida para a elaboração dos painéis foi a Tableau, em parceria com a empresa CSC BRASIL, e está sendo usada prioritariamente sobre um banco de dados específico, construído para facilitar as análises, devido à decisão de não conectar o software de BI as bases existentes. Em relação à construção das bases de dados exclusivas para o BI, que é o principal desafio do projeto, o Hospital trabalha em parceria com a empresa Cetax, utilizando ferramentas da Oracle.

A rapidez e a facilidade de desenvolvimento foram fundamentais na escolha da Tableau como solução de ferramenta de apresentação para Business Intelligence (BI) no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Segundo, tais características têm sido comprovadas na prática. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com a implantação da ferramenta”, afirma.

Os usuários dessa primeira fase são gestores de várias áreas do hospital, tanto administrativo-financeira quanto assistencial, incluindo pessoal do Centro Cirúrgico, UTI e Unidades de Internação, além da Superintendência. Em um processo conjunto com o pessoal de BI, são formuladas as diretrizes das análises e depois, com os gráficos já prontos, os gestores fazem as críticas para aperfeiçoar o trabalho. “Antes, tínhamos as informações todas segmentadas; agora temos a possibilidade de cruzar todas as informações”, complementa Valéria.

Antes de adotar a Tableau para construção das análises, o Hospital utilizava sua plataforma de gestão de saúde para as análises de BI. Agora, o desenvolvimento de relatórios foi facilitado e também passou a ser possível categorizar as informações, ampliando as dimensões das análises.

A CSC BRASIL prestou os serviços de consultoria para instalações e treinamento. Para Marcos Hayashi, gerente de conta da empresa, “o software permite ao hospital levar mais inteligência ao negócio por meio de uma ferramenta que alia qualidade técnica a uma extrema facilidade de uso”, afirma o executivo.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Cardiologia, Neurologia, Doenças Digestivas, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store