Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com a Semantix inicia testes em ambiente simulado para implementação de tecnologia de monitoramento de pacientes internados

São Paulo, 13 de agosto de 2020 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a empresa de tecnologia Semantix, iniciou testes para implementação de visão computacional e sensores para reconhecimento de movimento que possibilitará o monitoramento detalhado de pacientes internados na Instituição. O projeto permitirá às equipes médicas e assistenciais o acesso em tempo real das necessidades de intervenção aos pacientes e melhorar a experiência do paciente.

A tecnologia, desenvolvida pela Semantix, utiliza algoritmos, computação em borde e em nuvem que analisam imagens de câmeras de monitoramento para detectar pontos importantes no cuidado do paciente, como o uso de máscaras por funcionários e pacientes, o fluxo de pessoas nos ambientes, riscos de quedas e necessidades de adequação de equipamentos de uso contínuo, como oxigênio. A ferramenta ainda garante completo sigilo e anonimização das informações pessoais.

A equipe de desenvolvimento do Hospital tem como objetivo aprimorar a tecnologia e evoluir para a criação de um kit portátil de monitoramento, que poderá ser utilizado tanto em leitos de internação dentro do Hospital, quanto em cuidados home care. Daniel Galelli, Head de Parcerias Institucionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que a ideia é desenvolver a ferramenta para que ela possa atender as necessidades das equipes médicas e assistenciais no cuidado e jornada do paciente do Hospital “O sistema tem a capacidade de mandar alertas em tempo real para as equipes, possibilitando a intervenção de forma rápida e efetiva para garantir ainda mais segurança para o paciente internado”, explica.

Os testes para implementação da ferramenta já começaram em um ambiente simulado no Centro de Treinamento e Simulação do Hospital e assim que finalizados, a intenção é que a tecnologia possa ser aplicada em todas as unidades da Instituição.

Para Daniel Christiano, Executivo Sênior de Life Science e Healthcare da Semantix, a parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem o objetivo de desenvolver soluções determinantes para o setor de saúde. “Quando falamos em risco de queda, por exemplo, abordamos uma das maiores criticidades hospitalares hoje em dia. Por este motivo, ter uma inteligência artificial incorporada dentro de um ambiente hospitalar que permita sinalizar para as equipes de enfermagem o risco de uma queda iminente com baixo custo e escalável, permite uma intervenção que muda todo o curso de tratamento e até mesmo a vida dos pacientes”, reforça.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas, em 2020 a Instituição irá completar 123 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/.

Sobre a Semantix

Fundada em 2010 no Brasil, e hoje presente em toda a América, a Semantix é referência em Big Data, Analytics e Inteligência Artificial, desenvolvendo soluções inovadoras e disruptivas, além de plataformas Big Data no modelo One-Stop-Shop, o que possibilita a implementação em minutos de ambientes completos, desde uma infraestrutura Multicloud até soluções avançadas de Business Performance e Governança de Dados para todas as áreas de negócios.

Seu principal produto OpenGalaxy, plataforma SaaS proprietária da Semantix, possibilita que empresas de todos os tamanhos desenvolvam, de maneira simples e menos custosa, soluções baseadas em tecnologias complexas de big data, analytics e em ferramentas de engenharia e ciência de dados, inteligência artificial, robôs de automatização de processos e algoritmos, com integração aos maiores provedores de serviços em nuvem (AWS, Google e Microsoft) e principais provedores de tecnologia on-premise.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Informações à imprensa – Semantix

Data: 13/08/2020

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store