Hospital Alemão Oswaldo Cruz e FIAP vão premiar soluções inovadoras de universitários para a área da Saúde

Participantes do Health Tech Challenge receberão mentoria de médicos e gestores do Hospital para desenvolver os projetos; premiações somam R$ 10 mil

São Paulo, 27 de março de 2019 – Com o objetivo de incentivar a produção de conhecimento e o desenvolvimento de inovação e tecnologia para a área da saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz firmou parceria com a FIAP, importante centro de excelência de formação nas áreas de informática e engenharia do país. O Health Tech Challenge irá premiar projetos de soluções de Data Analytics para a área da saúde e, especificamente, em gestão hospitalar. Os trabalhos serão desenvolvidos pelos cerca de 120 alunos do primeiro ano do curso de Banco de Dados e do segundo ano do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da FIAP.

Durante o desafio, os alunos receberão a mentoria de médicos e gestores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que irão apresentar dados epidemiológicos e séries históricas de patologias prevalentes na população brasileira. Os alunos também visitarão a Instituição para vivenciarem a rotina do ambiente hospitalar. Os trabalhos serão avaliados por uma banca formada por médicos e gestores em saúde do Hospital e por professores da FIAP. Premiações somam R$ 10 mil.

“É fundamental incentivarmos o fomento de tecnologias que possam contribuir para a melhoria da saúde brasileira. Esse projeto vai unir o conhecimento acadêmico dos alunos com a expertise médica e científica do corpo clínico de um hospital de excelência. Com isso, esperamos ter uma gama de projetos com aplicabilidade prática à disposição dos serviços de saúde do Brasil”, afirma Kenneth Almeida, superintendente de Inovação Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“A pesquisa tecnológica aplicada à área da saúde é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços hospitalares, e essa parceria entre a FIAP e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz traz uma oportunidade de aplicação da pesquisa para criar soluções reais, que de fato beneficiem as pessoas que utilizarão esses serviços no futuro. Estamos muito agradecidos e entusiasmados com esse projeto, especialmente porque os alunos terão acesso a informações e base de dados históricas do Hospital para realizar análises, observando a realidade. Dessa forma, temos uma ótima expectativa com relação ao resultado dessa atividade”, diz o professor Cláudio Carvajal – coordenador do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da FIAP.

Os alunos contarão com apoio de professores de tecnologia e profissionais da área médico-hospitalar no desenvolvimento de seus projetos.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completará 122 anos em setembro de 2019. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Sobre a FIAP

A FIAP é considerada referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil, com 21 cursos de graduação, 29 MBAs e mais de 50 cursos de curta e média duração nas áreas de tecnologia, negócios e inovação. Seu corpo docente é composto por cerca de 350 profissionais, mestres e doutores que, além da reconhecida titulação acadêmica, são atuantes no mercado e que possuem uma expressiva jornada profissional. Este diferencial torna a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomenta sua entrada no mercado de trabalho atual. A FIAP é classificada no chamado “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação. Este grupo reúne as instituições com notas 5 e 4 (escala de 1 a 5), considerando o IGC (Índice Geral dos Cursos), que é o indicador de qualidade mais importante do ensino superior. A FIAP possui quatro campi em São Paulo: Aclimação, Paulista, Vila Olímpia e Alphaville.

Informações para a imprensa

Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com)
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com)
Thaynara Dalcin (thaynara.dalcin@conteudonet.com)
Caroline Ligório (caroline.ligorio@conteudonet.com)
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com)
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com)
Tel.: 11 5056-9800

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br  – Tel.: (11)3549-0852
Rafael Peciauskas – rpeciauskas@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0096
Rafaela Rosas – rrosas@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0131

FIAP
Leda Márcia Arashiro (leda@fiap.com.br)
Gerente de Comunicação Institucional
Telefone: (11) 3385-8207

Data: 27/03/2019

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store