Hospital Alemão Oswaldo Cruz e FIAP expõem resultados de parceria na 24ª Feira Hospitalar

Incorporar a inovação e a tecnologia à área da saúde é uma tendência mundial que ainda se fortalece no Brasil.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e aperfeiçoar novas soluções no setor, desde 2016, a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) e o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz são parceiros da FIAP, centro de excelência de formação nas áreas de computação e engenharia.

A FECS e o IECS atuam como mentores em projetos desenvolvidos conjuntamente com alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Computação para a área da saúde. A convite da UBM Brazil, responsáveis pela organização da Feira Hospitalar, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e FIAP participam da 24ª edição do evento, que acontece no Expo Center Norte, entre os dias 16 e 19 de maio, com o estande Estação de Inovação Tecnológica.

De acordo com o superintendente de Educação e Ciências do Hospital, Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, este espaço mostrará ao grande público da Feira a importância das soluções tecnológicas aplicadas na medicina. “O advento da tecnologia aliada à saúde é uma questão de necessidade para cuidados aos pacientes e no apoio aos médicos e profissionais da saúde. Da mesma forma, é fundamental no auxílio ao gerenciamento dos processos hospitalares”, explica o superintendente. “O Brasil tem tido bons avanços nessa área, mas ainda pode ir mais longe. Com essa parceria com a FIAP e esse espaço de inovação durante a feira, vamos poder mostrar exemplos, para diversos profissionais e instituições da área da saúde, como essas modernas e cada vez mais baratas tecnologias podem ser utilizadas em prol da saúde”, complementa.

Os alunos da FIAP levam para a maior feira do setor da saúde na América Latina, robôs desenvolvidos pelos alunos do 4º ano de Engenharia da Computação para o Festival Next da instituição. Serão expostos projetos como o “Mind Power” que utiliza o “NeuroSky”, gadget que faz a leitura de ondas cerebrais para o controle de dispositivos motores, como exoesqueletos, por exemplo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações de movimentos. O estande ainda conta com corrida de neuroskate, também guiados por ondas cerebrais e óculos de realidade aumentada (Oculus Rift) com aplicação na medicina.

Também serão apresentados projetos de impressão 3D aplicados à medicina, que ajuda médicos, por exemplo, a planejar e estudar procedimentos. O neurocirurgião do Hospital, Dr. Joel Teixeira, apresentará impressões 3D de casos reais, como o de uma hérnia de disco, antes e depois de uma cirurgia endoscópica. As estruturas dos vírus da dengue, zika, gripe e HPV também serão representados por meio de impressões tridimensionais.

No estande ainda estarão presentes inovações apresentadas pelas empresas parceiras TechCD (especializada em soluções de tecnologia), junto com os projetos em impressões 3D, e Intensicare (especialista em gerenciamento de Unidades de Terapia Intensiva no Brasil), que exibe seu robô de telemedicina utilizado nas UTIs e o Saúdemobi, aplicativo de monitoramento populacional através de tecnologia mobile.

Feira Fórum Hospitalar 2017 – Estação Inovação Tecnológica Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Fiap
Data: 16 a 19 de maio de 2017 (terça à sexta-feira).
Horário: 11h às 20h.
Local: Expo Center Norte.
Localização estande: Rua: 11 – Estande: 180 Nº: 180.
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo – SP.
Credenciamento: http://www.hospitalar.com/pt/visitar/credenciamento.

Sobre a FECS

A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) conta com um corpo docente especializado e titulado, formado por profissionais atuantes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professores de outras áreas do conhecimento, com passagem por instituições de ensino renomadas.
Saiba mais sobre a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde e os demais cursos de pós-graduação da em www.fecs.org.br.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Sobre a FIAP

Controlar drones, lançar minifoguetes e criar aplicativos mobile são atividades da rotina dos alunos na Fiap. A instituição é considerada um dos centros de excelência em tecnologia mais respeitados do país – referência em ensino de tecnologia, inovação e empreendedorismo, oferecendo bacharelados e MBAs classificados entre o “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação por três anos consecutivos. Seus campi integram um dos parques tecnológicos mais relevantes do país, com 40 laboratórios de desenvolvimento de sistemas, espaços de coworking e mais de dois mil computadores. A Fiap é a primeira faculdade do mundo a firmar uma parceria acadêmica com a Singularity University, instituição de ensino interdisciplinar sediada na NASA e patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures, Autodesk e Stellcase.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852.
Rafael Peciauskas –rpeciaukas@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0096.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store