HAOC é acreditado pela 5° vez pela Joint Commission International, em reconhecimento de qualidade e segurança em Saúde

São Paulo, 30 de novembro de 2021 – Pela quinta vez, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi acreditado pela Joint Commission International (JCI), a mais importante e tradicional instituição global dedicada à melhoria da qualidade e da segurança das empresas que atuam na área da saúde.

Desde o ano de 2009, a Instituição possui o reconhecimento de excelência que a coloca entre as melhores instituições de saúde do mundo. Neste ano, o Hospital obteve resultado de destaque, sem nenhum elemento de não conformidade em todos os níveis de assistência, e atendimento equivalente em todas as suas unidades hospitalares.

“É importante nos submetermos periodicamente a um programa rigoroso, amplo e profundo de reacreditação de qualidade e segurança, como o da JCI. Mesmo atentos à constante evolução dos processos assistenciais e de gestão, um olhar independente confirma o nosso compromisso com a transparência e para o contínuo desenvolvimento das práticas em benefício aos pacientes”, diz o diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. José Marcelo de Oliveira.

Com sede nos Estados Unidos, a JCI atua há mais de 50 anos com avaliação da qualidade dos processos e das práticas voltadas para a redução de riscos em saúde, além da elaboração de programas que visam o aprimoramento da segurança e da qualidade dos serviços prestados ao paciente.

Para receber a acreditação, as instituições de saúde passam voluntariamente por um extenso processo de avaliação. São avaliados mais de 1.200 itens, do prontuário do paciente à capacitação de funcionários. Além disso, auditores da JCI percorrem, durante uma semana, as organizações para conhecer e analisar as práticas de cuidado e gestão adotadas. O serviço é reavaliado a cada três anos.

Um dos diferenciais do Hospital Oswaldo Cruz é o comprometimento com a qualidade e segurança da assistência dada ao paciente. A convicção da importância das decisões com o devido engajamento dos pacientes e familiares foi parte destacada pela auditoria. O trabalho realizado pelas áreas, por meio de controles de indicadores, e o constante investimento em melhorias também foram mencionados na avaliação.

Para o diretor-executivo Médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Antonio da Silva Bastos Neto, a busca por certificações que validem internacionalmente os processos é um trabalho constante para garantir atendimento de qualidade e segurança, mantendo a instituição competitiva no segmento de saúde na comparação com outros grandes centros de excelência médica no mundo.

“O esforço de toda a Instituição foi determinante para essa acreditação pela quinta vez. O momento da pandemia exigiu que os profissionais de saúde seguissem padrões e protocolos ainda mais rígidos, para proteção aos pacientes e à comunidade hospitalar”, conclui.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 124 anos de atuação, a Instituição é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4,5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

07/12/2021

Data: 07/12/2021

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store