Hospital Alemão Oswaldo Cruz cria sala de reabilitação motora e pulmonar de pacientes que deixam UTI após diagnóstico de Covid-19

Exercícios buscam melhorar as condições funcionais do paciente que permaneceu acamado devido ao coronavírus.

São Paulo, 23 de junho de 2020 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou um espaço exclusivo para a reabilitação motora e pulmonar de pacientes diagnosticados com Covid-19 internados na Unidade Vergueiro. Uma sala com equipamentos como bicicleta ergométrica, discos de equilíbrio, bolas de Pilates, pesos de musculação, aparelho para monitoração do oxigênio, frequencia cardíaca, pressão arterial e todo suporte para realizar uma terapia segura , foi montada para ser usada por pacientes acometidos pelo coronavírus após eles deixarem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Neste local, a equipe de fisioterapia da Instituição realiza atividades individualizadas com quem está internado nos quartos, visando reabilitar as capacidades motoras e respiratórias de cada um, para que os pacientes readquiram autonomia e segurança, facilitando o retorno às atividades rotineiras mais rapidamente após deixarem o Hospital.

O serviço é oferecido com o acompanhamento e orientação de um fisioterapeuta. Os exercícios são programados de forma individualizada e respeitam as limitações de cada paciente. O tempo de duração e periodicidade são definidos conjuntamente com as equipes médicas e multidisciplinares da Unidade. Fisioterapeuta e paciente só têm acesso à sala de reabilitação devidamente paramentados com equipamentos de proteção individual. Após o uso, o espaço é higienizado conforme recomendação do serviço de controle de infecção hospitalar da Instituição.

De acordo com Renata Negri Sapata, coordenadora do serviço de fisioterapia da Unidade Vergueiro, o objetivo deste espaço é a reabilitação por meio da melhora da capacidade musculoesqueletica, também muito comprometida nos quadros de Covid -19, com um plano individualizado, centrado nas necessidade de cada pacientes, valores que se alinham com os pilares do Modelo Assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“Os benefícios ultrapassam a força muscular, eles fortalecem o estado emocional, reacende a esperança e sobretudo propiciam a independência funcional e são compartilhados pela equipe multidisciplinar assegurando a desospitalização precoce e segura desses pacientes”, afirma a fisioterapeuta.

A coordenadora de Pacientes Internados da Unidade, Ingrid de Almeida Barbosa, relata que “regularmente, a reabilitação acontece no quarto do paciente, mas percebemos que nesta sala podemos ampliar as opções de exercícios de fortalecimento muscular e respiratório, trazendo mais autonomia e motivação para quem ficou muito tempo acamado. O ambiente é arejado, com boa ilumização natural. Os pacientes podem ver pelas janelas o céu e recebem o calor do sol, fatores importantes para o reestabelecimento da rotina e da autonimia de quem ficou muito tempo em um leito de UTI”.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas, em 2019 a Instituição completou 122 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Data: 23/06/2020

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store