Hospital Alemão Oswaldo Cruz conquista o Leed Gold

Certificação reconhece edifícios sustentáveis no mundo todo.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, referência em serviços de alta complexidade, acaba de receber o LEED GOLD, a mais importante certificação concebida a construções sustentáveis por meio de um sistema internacional de acreditação e orientação ambiental para edificações, utilizada em cerca de 143 países. Com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações e foco na sustentabilidade e meio-ambiente, a certificação é referente à Torre E da instituição, inaugurada em 2013, com ocupação plena em 2014, cuja estrutura foi projetada conforme os rigorosos critérios ambientais estabelecidos pela própria LEED™ (Leadership in Energy and Environmental Design).

A Torre E conta com sistema solar de aquecimento de água, banheiros e jardins com utilização de água de reuso coletada das chuvas e de minas no subsolo, arquitetura projetada para maior captação de luz solar, sistema de climatização de alta eficiência, bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão e baixo consumo.

Considerada um dos principais critérios para a acreditação do LEED GOLD, o uso adequado da água é uma preocupação constante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Desde o início das obras da Torre E, já foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão em projetos voltados, especialmente, para o aprimoramento da gestão hídrica, como a implementação de um sistema de reaproveitamento para reuso da água descartada, no qual estimamos uma redução de cerca de 2.000m³ utilizados por mês, equivalente ao abastecimento de 200 residências. Além disso, foram instalados redutores em todos os pontos de vazão da nossa Unidade Paulista, que colaboraram para a redução de um consumo de até 1.500 m³/mês, correspondente a 15% do que utilizamos normalmente.

Ainda na área de responsabilidade ambiental, em 2014 o Hospital deu seguimento às ações de melhor aproveitamento do uso de água por meio de ações como utilização da água de reuso da Torre E para o restante do complexo, especificamente para a rega dos grandes jardins que possui, como, por exemplo, o Bosque Bem Estar; e intensificação da limpeza de calçadas com vassouras em substituição ao uso de máquinas de lavar de alta pressão.

Feche a torneira, abra uma ideia!

Com o intuito de estimular a discussão sobre o uso consciente da água, motivando as pessoas a viverem de forma mais sustentável, a instituição também lançou a campanha “Feche a torneira, abra uma ideia”. A campanha, que premiará as melhores iniciativas de uso consciente deste recurso, é voltada para colaboradores, pacientes, fornecedores e a comunidade em torno da Unidade Paulista. Para participar, basta enviar o projeto, com uma breve descrição do processo de implantação, foto e os indicadores de redução obtidos para o e-mail fecheatorneira@haoc.com.br. As iniciativas inscritas serão avaliadas por um grupo de especialistas, que analisarão aplicabilidade, investimentos, economia e impacto na comunidade.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa
In Press Porter Novelli
Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655carolina.motta@inpresspni.com.br.
Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323-1597alessandra.fragata@inpresspni.com.br.
Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Comunicação Institucional Michelle Barreto – Tel.: (11) 3549-0852msbarreto@haoc.com.br.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store